Livros / Palco

Teresa Costalima realiza oficina teatral Uma Mala para a Viagem

Valendo-se de estímulos de diversas linguagens - literatura, cinema, artes visuais, fotografia, canto, dança e teatro

Foto: Divulgação
Oficina

Uma mala para a viagem é uma oficina teatral dedicada a um trabalho intenso de experimentação, criação e lapidação de peças artísticas. Através de um plano de desenvolvimento pessoal, focado em desbloqueio da criatividade e elaboração de estratégias de criação, cada participante irá acessar seu potencial criativo e será estimulado a produzir obras autorais.

Serão cinco encontros lúdicos, valendo-se de estímulos de diversas linguagens (literatura, cinema, artes visuais, fotografia, canto, dança e teatro), experiências pessoais e jogos para a construção de peças artísticas. Cada encontro terá a duração de 3 horas/aulas e atividades diárias para os outros dias da semana. Desta forma manteremos o fluxo criativo contínuo e alimentado. Todo o percurso deverá ser anotado em um Diário de bordo e este material será utilizado na elaboração do solo cênico.

A cada participante é pedido que tenha uma mala(sacola/mochila/caixa/baú) que será sua companheira de cena, explorando a sua dualidade tanto como bagagem pessoal (sua história de vida, filmes e livros preferidos, habilidades pessoais) como bagagem para a cena (adereços, tecidos, objetos, caderno, tintas).

Teresa Costalima

Teresa Costalima é diretora teatral formada pela Escola de Teatro da UFBA, dirigiu por 20 anos o Sitorne Estúdio de Artes Cênicas Cênicas, escola especializada em formação de atores. Nos últimos anos tem se dedicado a projetos para a formação de plateias, como “Ação-Formação” e “Bairro-arte”, através do planejamento e execução de diversas ações para o fomento de plateia para teatro, dança, música e circo. Em paralelo as atividades educacionais e artísticas, desenvolve projetos para capacitação, reciclagem e treinamento profissional em empresas e instituições.

Teresa dedicou-se durante o período da pandemia a pesquisar e escrever sobre criatividade e processos criativos, desenvolvendo a presente oficina a partir de experiências pessoais com exercícios de criação que resultaram nos textos teatrais “Ela disse sim” e “Olhos de encanto”, no livro “Senhoritas Primavera”, além de inúmeros poemas, ilustrações e fotografias.

Para escrever, desenhar, encenar, criar é preciso coragem de enfrentar o papel em branco, a sala de ensaio, o espaço vazio, o trapézio sem rede. É preciso acreditar. E pensar que Michelangelo olhou um bloco de mármore e acreditou que ali morava Davi. E preciso “disciplina arregral”, para fazer da coragem companheira diária, fazer da criação uma rotina, estar aberto aos estímulos, experimentar o novo, palavras novas, autores novos, estruturas novas, não se conformar com o conhecido. Ao mesmo tempo honrar sua bagagem, suas referências, sua infância. Deixar sua criança brincar livre. É preciso botar a alma no que for. E preciso não ter medo do ridículo e se arriscar. E também ter ambição em todo dia melhorar e melhorar. Se melhorar, melhorar o estado da arte, melhorar o estado das coisas todas da vida, melhorar o estado de estar, melhorar e melhorar. 

Apresentação

memórias + afetos + estímulo dos sentidos + apreciação artística

Estamos propondo um programa imersivo dedicado ao desenvolvimento da criatividade e sua aplicação na concepção de peças artísticas. Baseado em nossa crença de que a criatividade é uma competência natural do ser humano e que pode ser aprimorada através de estímulos sensoriais e apreciação artística nos dedicaremos a instigar o potencial criativo de cada participante e promover a criação de peças artísticas autorais. 

Este potencial criativo natural pode ter sido tolhido devido a crenças limitantes ou mesmo a falta de estímulos, principalmente na fase adulta. Iremos trabalhar na desconstrução da crença “não sou criativo” através da experimentação de jogos teatrais, exercícios de percepção e apreciação artística e na elaboração de novos padrões com foco na construção de uma peça artística ao final de cada módulo.

Objetivos

Desmistificar conceitos limitantes sobre criatividade;

Promover o encontro entre cada participante e seu eu-criativo de forma lúdica e constante;

Gerar condições técnicas para a criação de peças artísticas autorias.

Metodologia

O programa se divide entre encontros semanais e atividades individuais diárias. As aulas serão divididas entre uma etapa expositiva com exercícios práticos e outra etapa de partilha de exercícios e reflexões.

Cada participante irá registrar em um caderno suas observações e colecionar em uma mala seus objetos e materiais de cena. Estes dois elementos são fundamentais na elaboração de suas peças artísticas.

Os exercícios são cumulativos e concluídos com a produção de uma peça artística final, um solo completamente criado, escrito e interpretado por cada participante, com tema e encenação a seu critério. Todos os solos deverão ter um   ponto em comum: o uso da mala e de elementos colecionados ao longo da oficina.

Carga horária

15 horas/aula

Conteúdo programático

Criatividade – Tabus e crenças limitantes

A ludicidade e a apreciação estética como propulsoras da criatividade

A expressão do eu como tema e caminho de criação

Memórias e afetos – O que levar na mala?

 Conceitos de encenação e performance

Atividades

As atividades são sugestões de estímulos criativo que podem ser ajustadas a cada participante, é pedido que ao fim de cada experimentação o participante dedique alguns minutos à escrita automática, o material produzido neste Diário de bordo será parte de sua criação final.

As atividades podem ser feitas mais de uma vez ao longo do desenvolvimento dos módulos, podem ser combinadas, refeitas ou mesmo abandonadas. A maioria são experimentações individuais, mas eventualmente pode ser necessário um colaborador.

O material necessário às atividades é geralmente simples, sugerimos ter à disposição caderno, lápis de cor, sucata, retalhos, revistas velhas, livros, peças de roupa, câmera e internet.  Uma mala (sacola, baú, caixa) será o elemento central desta pesquisa utilizada em sua forma material e imaginária. Sugerimos também que cada participante reúna seu acervo de livros, discos, filmes, fotos e etc.  Encerremos com uma aula aberta.

 

Oficina – maio/junho

Inicio – 23 de maio

Encontros às quartas, de 19 ás 22h

Encerramento –  20 de junho– de 14 ás 17h

Investimento - 200,00 através de pix (CPF - 899.742.205 - 72/ Paulo Cezar Oliveira)