Livros

4ª edição da FLIPF divulga os primeiros nomes confirmados

Festa Literária Internacional da Praia do Forte acontece de 4 a 7 de maio

Foto: Divulgação
Ninho FLIPF - Ricardo, Anna e Renata

A 4ª edição da Festa Literária Internacional da Praia do Forte, que acontece de 4 a 7 de maio, vai movimentar um dos destinos mais procurados do Litoral Norte da Bahia com uma extensa programação espalhada por vários espaços. Com o tema “Voam sonhos nas asas da esperança”, a FLIPF contará com diversos ambientes com programações exclusivas para todos os gostos, idades e para toda a família. Dentre as atividades desses espaços estarão as mesas literárias, oficinas, bate-papos e lançamentos de livros.

O espaço Rede de Livros terá a presença da escritora indígena Ane Ketheleen, que recentemente lançou o livro “Tecendo Histórias do meu Lugar”; da poeta e escritora baiana, Louise Queiroz, autora de livros como Gonzo e Girassóis estendidos na chuva; além da artista plástica, Edsoleda Santos responsável por ilustrar livros como Oxum e Ibejis, Obaluaê, Nanã, Iemanjá e Xangô. Na ocasião também haverá a comercialização de livros de editores baianos, coletivos e autores independentes.

Outro ambiente que promete ser bastante movimentado é o Ninho FLIPF, pensado especialmente para as crianças de até 12 anos. Farão parte da programação do espaço o jornalista e autor, Ricardo Ishmael, que traz em sua coleção livros infantis como “A Princesa do Olhinho Preguiçoso, “O Menino de Asas Invisíveis” e “Deu a Louca na Bicharada”, a ilustradora Anna Cunha que já ilustrou mais de 30 livros para editoras brasileiras e estrangeiras e a escritora para a infância, publicitária e jornalista, Renata Fernandes, que em 2017 criou sua própria editora e já lançou mais de 15 livros infantis como “Uma ideia amalucada”, “A turminha da janelinha” e “A lagartixa com cara de salsicha”. 

O público também poderá visitar o Multiverso FLIPF que contará com uma programação voltada para o público jovem. Durante os quatro dias de celebração farão parte do espaço Multiverso a escritora baiana, Carla Brito, autora de livros como “Taurina: entre escrevivências e poesias" e "Sinto"; o autor de romances, Ian Fraser, escritor de livros como “O sangue é agreste” e “A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê” e a escritora Lorena Ribeiro, idealizadora de projetos como Passos entre Linhas e Lendo a Bahia. A baiana produziu o conteúdo no “Clã das Pretas” e o projeto “Estações de Leitura: Acervo Móvel Literário de Escritoras Negras Baianas”.  O público jovem também vai contar com a participação do Slam das Minas e terá acesso a uma instalação de arte e tecnologia.

O Espaço Canto da Palavra conta com as tradicionais mesas literárias, ao todo serão dez, com um total de 21 autores baianos, nacionais e internacionais. Já confirmaram presença: a renomada escritora popular, freira e feminista, Maria Valéria Rezende; o escritor, filósofo e ativista indígena Ailton Krenak, o poeta baiano, Tiago D. Oliveira, a escritora angolana Yara Nakahanda e a educadora social, Bel Santos Mayer.