Livros

De onde vêm as princesas? Como histórias contadas há gerações ainda são capazes de surpreender 

Edição lançada pela Planeta Minotauro apresenta as fábulas e os mitos originais que inspiraram os clássicos do cinema

Foto: Divulgação
Livro

Os Irmãos Grimm e Hans Christian Andersen criaram contos de fadas que perduram no imaginário coletivo até os dias de hoje. Contudo, ao passar dos séculos, esses contos clássicos sofreram modificações para se adaptar à realidade de cada período. Em De onde vêm as princesas?, obra lançada pela Planeta Minotauro, o leitor conhece as histórias que foram originalmente publicadas, sem quaisquer amenizações, alterações e sendo um retrato dos costumes do século XVIII.

A Pequena Sereia, A Rainha da Neve e A Bela Adormecida são histórias introduzidas logo no início da vida e, por isso, criam inconscientemente nas crianças o desejo de ser uma princesa, um príncipe ou de viver o “felizes para sempre”. Mas antes de se tornarem percussores dos sonhos infantis, os contos eram usados como forma de educar.

Se uma criança fosse intrometida, poderia acabar sendo devorada por uma bruxa má, destroçada por ursos malvados ou engolida por uma baleia. Se uma mulher caísse nas armadilhas do amor, perderia a voz ou dormiria por mais de cem anos. O castigo na ficção, usado como disciplinador, ultrapassava o final feliz e ensinava, em tom sombrio, as crianças a viverem sob as regras da sociedade.

A escrita é fruto do tempo, mas também é resultado de ancoragem cultural e social. Conhecer a origem das histórias que viraram filmes de sucesso é de suma importância para compreender o momento histórico que foram escritas e de como são, realmente, universais.

 

Ficha técnica

Título: De onde vêm as princesas?

Autores: Hans Christian Andersen | Irmãos Grimm

Tradução: Peterso Roberto Rissatti

ISBN: 978-85-422-2069-8

208 páginas

R? 39,90

Ilustração da capa: Ellen Alves

Planeta Minotauro | Editora Planeta

 

Os autores

O dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875) foi um poeta, dramaturgo e escritor de histórias infantis do século XIX. Filho de um artesão sapateiro -- falecido durante as Guerras Napoleônicas quando Hans tinha apenas 11 anos --, dedicou-se à escrita de histórias curtas desde muito cedo. Aos 14 anos, encantado com as apresentações de teatro de uma companhia que visitou sua cidade, decidiu deixar a família e acompanhar a trupe. Suas histórias serviram de modelo de comportamento infantil por gerações, com marcas profundas em nossa cultura até hoje.

Jacob (1785-1863) e Wilhelm (1786-1859) Grimm escritores e acadêmicos, os Irmãos Grimm nasceram no atual território da Alemanha. Dedicaram boa parte de suas vidas a coletar e registrar diversas fábulas do folclore germânico. Muitos desses contos-de-fada tiveram papel essencial na educação das crianças da época e estão entre os mais conhecidos da História da literatura, com finais bastante distintos dos que conhecemos hoje -- e, em geral, muito mais sombrios. Além disso, sua obra é considerada fundamental para a sedimentação do idioma alemão.