Para encerrar a primeira edição do Festival Mapping do Castelo (FMC), realizado em fevereiro, no Castelo Garcia D’Ávila – Praia do Forte, acontece no dia 25 de março, às 19h, na fachada da Casa de Cultura de Mata de São João, uma Mostra Itinerante de video mapping.
Com projeções de VJs convidados e também de algumas obras dos participantes da Oficina Arrastão - ministrada pelo VJ baiano Cayetano com estudantes de escolas municipais da região -, a mostra é aberta ao público e conta com a parceria da Secretaria de Educação, além da Secretaria de Cultura, Comunicação e Esporte – SECCE, do município.
Projeto exitoso - Nos dias 10 e 11 de fevereiro deste ano, a paradisíaca Praia do Forte foi o cenário escolhido para a primeira edição do Festival Mapping do Castelo. O tema foi Ancestralidade e Meio Ambiente, e o evento contou com a presença de um público animado e participativo.
A Mostra Principal ocorreu no Castelo Garcia D’Ávila, uma imponente construção do século XVI, e contou com a exibição de 25 video mappings – 19 de VJs da Mostra Competitiva e seis de VJs convidados - nos dois dias.
Além disso, o público pôde desfrutar de uma feira de gastronomia e economia criativa com arte-artesanato, e da discotecagem dos DJs Sica e El Cabong.
Na sexta (10) ainda teve a apresentação da Sinfônica Garcia D’Ávila, e no sábado (11) foram conhecidos os três finalistas da Mostra Competitiva, que receberam prêmios em dinheiro.
A grande vencedora foi a VJ Rosa Angélica com a obra “Raízes”. Arquiteta, cenógrafa e artista digital paulista, Rosa diz que “Raízes” remete ao que nos liga à mãe terra e à nossa ancestralidade.
O segundo lugar ficou com o VJ Di Rocha, que se define como artista multiplataforma, cuja obra “Atlântico Negro” faz referência a uma dupla consciência acerca do trajeto no próprio Atlântico.
Já a terceira colocação ficou com o VJ e artista multimídia Kambo Kambocito com a obra “Tucupi or not Tucupi 23”. Um trabalho que reporta a um devaneio visual etnofuturista.
O Festival Mapping do Castelo é uma realização de Da Rin Produções Culturais, tem apoio da Turisforte e Fundação Garcia D´Ávila, com patrocínio do Hiperideal e Governo do Estado através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
Mais informações podem ser conhecidas nas redes sociais Instagram (@festivalmappingcastelo) e Facebook (Festival Mapping do Castelo).