À boca miúda se discute um possível acordão político em Aracaju, colocando no mesmo palanque de 2024 lideranças governistas, do PT e de outros partidos menores.
Os defensores dessa ideia apostam na boa relação do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), e do prefeito da capital, Edvaldo Nogueira (PDT), com o presidente Lula, o ministro Márcio Macedo e a ex-vice-governadora Eliane Aquino.
Os partidários desse projeto de acordão, contudo, precisam levar em conta que o senador Rogério Carvalho (PT) não sobe no palanque de Mitidieri nem que a vaca tussa.
Ele sabe que se subir estará colocado em sério risco sua candidatura à reeleição, em 2026. Ressalte-se que dificilmente a maioria do PT aceitaria apoiar um candidato a prefeito da capital indicado pelo governador e por Edvaldo.
Estes dois também não apoiarão um postulante do PT. Ademais, os petistas mais à esquerda preferem perder a disputa pela Prefeitura de Aracaju com um candidato próprio, como ocorreu em 2020, do que subir no palanque de um concorrente mais à direita, como deve ser o nome a ser indicado por Fábio e Nogueira.
Portanto, se os defensores de um acordão não tirarem logo o cavalinho da chuva, vão terminar contraindo um sério resfriado. Danôsse!
Rogério fustiga Moro
O senador Rogério Carvalho (PT) deu um chega pra lá no também senador e ex-juiz Sérgio Moro (União). O petista sergipano disse que o ex-magistrado teve uma atuação criminosa no âmbito da operação Lava-Jato. Segundo Rogério, há necessidade de se combater a corrupção praticada por magistrados. Carvalho ressaltou a anulação de todas as condenações do presidente Lula, “e me parece que houve um caso de corrupção no julgamento”, fustigou. Nem precisa dizer que Sérgio Moro ficou com a cara de tacho e engoliu em seco as lembranças trazidas à tona por Rogério. Crendeuspai!
Daqui não saiu…
O ex-governador Jackson Barreto (MDB) não deve se filiar a outra legenda caso o partido dele seja entregue a aliados do governador Fábio Mitidieri (PSD). Segundo publica hoje o jornalista Diógenes Brayner, JB pretende encerrar a vida pública onde começou: no MDB. Jackson garante não ter mais projetos pessoais, acrescentando que precisa apenas “manter a coerência das minhas posições”. Como é sabido, os deputados estaduais Luciano Bispo e Jeferson Andrade – ambos do PSD – pretendem tomar do ex-governador o comando do MDB sergipano. Marminino!
Sob nova direção
O governador Fábio Mitidieri (PSD) empossa, nesta quarta-feira, Marco Queiroz como o novo presidente do Banco do Estado de Sergipe (Banese). O ilustre vai substituir Helom Oliveira da Silva. Ex-secretário estadual da Fazenda do governo passado, Marco Queiroz é graduado em História e em Direito, com pós-graduação em Direito Civil. Também é funcionário da Caixa Econômica Federal desde o ano de 1989, onde exerceu diversos cargos, tendo sido superintendente regional da CEF em Sergipe. Não há dúvida que o Banese continuará em boas mãos!
Futuro cineasta
“Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”. Esta frase do imortal cineasta baiano Glauber Rocha deve estar povoando a cabeça do jovem João Gabriel Lula da Silva Sato Rosa. Neto do presidente Lula (PT), o rapaz acaba de ser classificado no Sistema de Seleção Unificado (Sisu) para o curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Sergipe. Feliz com a escolha profissionais do herdeiro, Lurian Lula diz que “teremos um cineasta na família!”. Segundo a ilustre, João Gabriel alimenta o sonho de ingressar nesse curso desde os 12 anos de idade. Então, tá!
Mágoa do aliado
Não chamem para o mesmo piquenique na Serra de Itabaiana a ex-deputada estadual Maria Mendonça (PDT) e o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT). As línguas ferinas juram que a pedetista é um pote até aqui de mágoa. Lá com seus botões, Maria tem se queixado do aliado, que não teria mexido os pauzinhos para lhe garantir uma cadeira na Assembleia. Eleitores da política itabaianense afirmam que Edvaldo poderia ter conseguido aboletar o deputado Luiz Garibalde (PDT) numa Secretaria do governo Mitidieri para que, como 1ª suplente, a ex-parlamentar o substituísse no Legislativo. Pelo visto, se depender de Nogueira, a ex-deputada vai permanecer sem mandato por um bom tempo. Misericórdia!
Bota água no feijão
O senador Rogério Carvalho (PT) fez valer o ditado popular “Mateus, primeiro os meus”. É o que deixou transparecer a nomeação de Candisse Matos, esposa do petista, no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social. Aboletada num cargo público, a cara metade de Rogério agradeceu ao ministro Wellington Dias, a quem considerou “um exemplo de humildade, dedicação e amor ao próximo”. Depois, festejou por ser “mais uma sergipana na luta por dias melhores”. Ah, bom! Aqui pra nós, o ministro ainda não reduziu a fome dos pobres, contudo tem amparado aliados e aliadas petistas com polpudas sinecuras. Então, bota água no feijão, que chegou mais uma felizarda. Home vôte!
Novo procurador
O advogado Carlos Pinna de Assis Júnior é o novo procurador-geral do Estado. Ao anunciar a escolha do auxiliar, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), ressaltou a experiência profissional do indicado, que é mestre em Direito e autor de várias publicações. A posse de Assis Júnior está marcada para hoje à tarde, no Palácio dos Despachos. O novo auxiliar do governador vem a ser filho do conselheiro Carlos Pinna, o próximo a se aposentar no Tribunal de Contas de Sergipe. Ah, bom!
Sem esperança
Somente dois em cada 10 brasileiros vítimas de crimes e ofensas, como agressões, discriminação e furtos, procuraram a Polícia para registrar a ocorrência. Pesquisa revela que aproximadamente 80% dos entrevistados confiam pouco ou não confiam nas Polícias Militar e Civil. Segundo o estudo, os casos em que as vítimas procuram menos a Polícia são discriminação (2,1%), ofensa sexual (7,5%), fraudes (11,6%) e agressões (17,2%). Só Jesus na causa!
Posse prestigiada
E o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), ainda está sorrindo de orelha a orelha por ter tido a sua posse na presidência da Frente Nacional de Prefeitos prestigiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em agradecimento ao petista, Nogueira disse que a presença do “Barba” no evento “demonstra o respeito e a consideração da Presidência da República com as prefeitas e os prefeitos, iniciando assim um novo tempo na relação federativa do nosso país”. Edvaldo foi reeleito presidente da FNP durante a 84ª Reunião da entidade, realizada em Brasília. Legal!
Dinheiro a rodo
As emendas que a bancada federal de Sergipe tem direito pelos próximos quatro anos somam a bagatela de R$ 3 bilhões. O cálculo é do senador Alessandro Vieira (PSDB). Ele revela que, na condição de coordenador da bancada sergipana no Congresso, vai trabalhar pela união dos parlamentares e dos governos estadual e federal visando garantir a execução de projetos estruturantes em Sergipe. Segundo o tucano, com tanto dinheiro público carreado para o estado, será possível solucionar problemas históricos. Deus te ouça!