Adiberto de Souza

A força dos parentes no serviço público

Aprovada há alguns anos pelo Supremo Tribunal Federal, a súmula proibindo o nepotismo no serviço público sempre foi desrespeitada pela maioria dos gestores. De lá pra cá, pouca gente perdeu o emprego por pertencer à família dos governadores ou prefeitos de plantão, que insistem em alegar a competência da digníssima esposa, da filha, da mãe e dos irmãos aboletados em bem pagas sinecuras.

Como a legislação permite, a maioria dos gestores nomeia logo a primeira dama como secretária, alegando que não existe ninguém mais competente do que ela para ocupar o cargo.

Há ainda o famoso nepotismo cruzado, que vem a ser a troca de parentes entre gestores visando dificultar a fiscalização da malandragem.

Em Sergipe, as prefeituras do interior estão cheias de parentes e agregados dos prefeitos, as Câmaras de Vereadores não ficam atrás e por aí vai.

Pelo visto, para moralizar o serviço público é necessário muito mais do que uma súmula do Supremo Tribunal Federal. Misericórdia!

Dois a dois

Marcada para hoje, a posse de Sérgio Reis (PSD) como deputado estadual empata o jogo entre o “Saramandaia” e o “Bole-Bole”, dois grupos políticos que se rivalizam há anos em Lagarto. Nas últimas eleições, a família Ribeiro, representante do “Bole-Bole”, elegeu o deputado federal Gustinho Ribeiro e a mãe dele, Áurea Ribeiro – ambos do Republicanos – enquanto o “Saramandaia” só conseguiu a reeleição do deputado federal Fábio Reis (PSD). Acontece que, com a licença do deputado estadual Jorginho Araújo (PSD), o suplente Sérgio Reis (PSD) será empossado deputado, empatando o jogo político de Lagarto. Marminino!

Sangue novo na PRF

O sergipano Vladimir Cardoso Hilário é o novo superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Sergipe. Ele substituiu Jason Gomes Tenório, que respondia pela PRF desde 2021. A nomeação de Vladimir foi publicada na edição de ontem, do Diário Oficial da União. Com 44 anos de idade, o novo manda-chuva da PRF no estado é bacharel em Direito, foi oficial temporário do Exército, integrou os quadros da Polícia Civil de Sergipe e ingressou na Polícia Rodoviária em 2005. Boa sorte na nova empreitada!

Desigualdade escolar

O percentual de crianças negras de 7 a 14 anos que estão mais de dois anos atrasadas na escola é o dobro do registrado entre as brancas. Enquanto 16,7% dos alunos negros estão nessa situação, entre os brancos o índice é apenas 8%. Os dados do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade reforçam a tese de que as desigualdades entre negros e brancos se repetem no ambiente escolar. Só Jesus na causa!

Unha e carne

O sergipano Márcio Macedo (PT) é um dos ministros mais próximos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). São raros os eventos onde ambos não estão juntos e trocando ideias. Ontem, Márcio esteve ao lado do “Barba” na 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima, realizada no território indígena Raposa Serra do Sol. Durante o evento, Lula reafirmou o compromisso do governo federal com a preservação ambiental e com os povos originários. Participaram da Assembleia mais de duas mil lideranças dos povos Yanomami, Uaiuais, Iecuanas, Uapixanas, Macuxi, Sapará, Ingarikó, Taurepang e Patamona, além de organizações da sociedade civil. Aff Maria!

Gabinete do ódio

Não chamem para o mesmo regabofe o prefeito e o vice de Boquim, respectivamente, Eraldo de Andrade (PP) e Chicão Almeida (PT). Os dois estão de relações cortadas e a inimizade piorou depois que o pepista “despejou” o vice do gabinete. Em resposta à deselegância do ex-aliado, o petista anda espalhando que na Prefeitura de Boquim existe um gabinete do ódio, que articula maldades contra os adversários do prefeito. Em sendo verdade o que afirma Chicão, a família de Bolsonaro fez escola, espalhando por esse Brasilzão de meus Deus a ideia de perseguição aos adversários, com a disseminação de mentiras. Home vôte!

Nomes engraçados

Tomar do Geru, localizado na divisa de Sergipe com a Bahia, aparece numa reportagem do portal de notícias Terra entre as cidades brasileiras com os nomes mais engraçados. O site também cita as cidades de Paudalho (PE), Passa e Fica (RN), Rolandia (PR), Varre-Sai (RJ) e Sem-Peixe (MG). Com 13,2 mil habitantes e ocupando uma área de 287 quilômetros quadrados, aquele município sergipano está a 131 quilômetros de Aracaju. Tomar do Geru foi emancipada em 25 de novembro de 1953, através de lei sancionada pelo então governador Arnaldo Garcez. Legal!

Edvaldo reeleito

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), foi reeleito para a presidência da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A eleição ocorreu ontem, em Brasília, durante a 84ª Reunião Geral da entidade municipalista, que prossegue até hoje. A FNP congrega municípios com mais de 80 mil habitantes, dentre eles todas as capitais. Após a reeleição, o pedetista prometeu continuar trabalhando pelo progresso e desenvolvimento das cidades. “Seguirei dando o meu melhor e conto com os prefeitos e prefeitas para continuarmos avançando em nossas pautas”, afirmou Edvaldo. Então, tá!

Troca de partido

Indagado sobre a possibilidade de o ex-governador Jackson Barreto trocar o MDB pelo PSB, o presidente estadual desta última legenda, Valadares Filho, disse que não conversou sobre isso com JB, “mas posso dizer que ele seria muito bem-vindo. Jackson teve um papel fundamental em nosso projeto estadual em 2022. Foi dedicado à minha candidatura para o Senado. Tenho gratidão pela forma como agiu”. Vavazinho comentou, ainda, que “em 2024 o nosso projeto é trabalhar para termos um PSB sólido e representativo nas eleições da capital e do interior”, frisou. Esta informação é do blog Primeira Mão.

Presidindo a Mesa

Na condição de 1º secretário do Senado, o sergipano Rogério Carvalho (PT) presidiu a sessão plenária de ontem. O petista aproveitou para falar sobre um assunto recorrente nas últimas semanas: as denúncias de trabalho escravo no Brasil. Segundo Rogério, a epidemia de exploração da mão-de-obra em situação análoga à escravidão existe por conta do desmonte dos órgãos responsáveis por fiscalizar e combater o trabalho escravo. Carvalho é autor do Projeto der Lei propondo que propriedades rurais e urbanas onde se localizarem trabalho em condições análogas à escravidão sejam desapropriadas para reforma agrária e programas de habitação popular. Crendeuspai!

Contra o desperdício

O Senado acaba de aprovar o Projeto de Lei de autoria do senador Laércio Oliveira (PP) obrigando as concessionárias de água e esgoto prevenir o desperdício. Pela propositura, elas terão que aproveitar as águas de chuva e aquelas descartadas pelas residências por pias, ralos, máquinas de lavar e chuveiros em atividades menos nobres. Apresentado em 2012, pelo então deputado federal Laércio Oliveira, o Projeto obrigar as empresas a corrigir falhas visando evitar vazamentos e perdas, aumentar a eficiência e fiscalizar o sistema de distribuição para combater as ligações irregulares. Aprovada na Câmara e no Senado, a propositura segue agora para a sanção presidencial. Supimpa!