De hoje até 2026, a indústria de cartões-presente deve movimentar mais de US$ 688 milhões, um crescimento de 9% em 4 anos, segundo a pesquisa Global Gift Card Survey. Caso esse valor fosse convertido hoje em reais, o montante chegaria a mais de R$ 3 bilhões. Historicamente presente no varejo, os cartões-presente ganham cada vez mais espaço no ambiente corporativo, na relação entre empresas, líderes e colaboradores. Contudo, o que ajuda realmente a movimentar esse ecossistema de negócio são os comportamentos bem definidos dos consumidores do produto.
No final do ano passado, a Todo InComm - retailtech brasileira especializada na tecnologia, logística e gestão de cartões-presentes -, realizou uma pesquisa para apurar o que influencia a compra dos cartões-presente do mercado nacional, além de mensurar recorrência de aquisição e verificar em quais canais as pessoas mais compram o produto.
Os dados indicam que 78,6% dos entrevistados compram cartão-presente para presentear alguém. Essa motivação espelha a ideia de fazer com que a pessoa presenteada se sinta feliz, de acordo com 91,1% dos consumidores. Amigos (52,4%) e colegas de trabalho (40,5%) são os que mais ganham cartão-presente.
O aniversário da pessoa presenteada é a data mais utilizada por 78,6% dos entrevistados. E a pesquisa mostrou também que a maioria dos consumidores, ou, 76,2% das pessoas que responderam a pesquisa, fazem a compra de forma planejada. O ambiente virtual é o preferido na hora de fazer a aquisição: 69% preferem adquirir cartão-presente em marketplaces do que em lojas físicas (31%).
"A pesquisa trouxe ainda detalhes importantes sobre a valorização da mensagem personalizada no cartão. Além disso, se em um cenário hipotético os cartões-presente estivessem somente no ambiente virtual, 100% dos entrevistados responderam que continuariam comprando o produto normalmente", aponta João Espindola, general manager da Todo InComm.
Recorrência e liberdade
O estudo da Todo InComm revelou outras informações relevantes sobre o comportamento do consumidor: 75% responderam que compraram cartões-presente algumas vezes, indicando um índice significativo na aquisição recorrente do produto.
Segundo 71,4% dos respondentes da pesquisa, o cartão-presente representa liberdade de escolha, e 83,3% deles disseram que a pessoa presenteada "gostou muito" de receber o item pela "possibilidade de escolher o que deseja ganhar". Em relação ao tipo de cartão-presente escolhido, 78,6% afirmaram ter presenteado um terceiro com um gift card de moda e 42,9% presentearam com cartões-presente de gastronomia.
"Em resumo, os dados mostram que os clientes de cartão-presente têm optado por presentear dessa forma por conta da liberdade, praticidade e flexibilidade proporcionada, respondendo positivamente ao produto e comprando novamente, tanto para si, quanto para o outro", acrescentou João Espindola.
Estratégias
O que potencializa ainda o volume crescente de vendas e de recorrência de compra é as facilidades de aquisição e de experiência que empresas do setor oferecem aos clientes. A pesquisa Global Gift Card Survey traz alguns exemplos disso: no Reino Unido, varejistas estão permitindo a compra de cartões-presente com criptomoedas, ampliando as opções de pagamento.
Nos Estados Unidos, a tendência é a opção de recarga dos cartões-presente e, no Brasil, a Todo e a InComm Payments investem na experiência do consumidor, com ampliação nos canais de aquisição por meio de vendas omnichannel, treinamento especializado de vendedores para esse tipo de produto e ação de marketing para customer success.
É líder no segmento de gift card e pioneira no desenvolvimento da tecnologia para a venda de cartão e detém mais de 80 varejistas parceiros, de todos os tipos de segmentos, como GPA,Centauro, Tok&Stok, Riachuelo, Arezzo, Havaianas, entre outras marcas.
Em 2020, foi adquirida pela gigante americana InComm Payments. A empresa conta com mais de 500 mil pontos de venda no mundo e já está presente em 35 países.
A Todo opera uma plataforma de tecnologia que cria toda lógica e expertise por detrás da venda e comercialização de cartões presentes. Além disso, desenvolve tecnologias para integrar com os sistemas de ponto de venda e o e-commerce. O cartão dos varejistas é personalizado e, ao mesmo tempo, oportuniza a distribuição para o consumidor final.
Saiba mais: https://todoincomm.com