Adiberto de Souza

Lula está sem pressa para dividir o bolo

Alguns aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) andam se queixando pelas esquinas de Sergipe da demora do petista em terminar a divisão do bolo governista. Embora à boca miúda, as queixas aumentaram após o “Barba” deixar claro não ter pressa em preencher todos os cargos de 2º escalão.

Essa demora só faz crescer as disputas internas entre os partidos aliados. Esta semana mesmo, a bancada federal de Sergipe se reuniu em Brasília para discutir a divisão dos cargos federais, particularmente os comandos regionais da Codevasf, do Ministério do Trabalho, do DNOCS, do Serviço de Patrimônio da União e do Incra.

Quem não conseguir indicar apadrinhado para um destes postos terá que se contentar com sinecuras de menor ou nenhuma expressão. Como existem menos cargos do que pretendentes a eles, Lula vai empurrando a divisão com a barriga para não contrariar os partidos que lhe dão sustentação no Congresso.

Pelo andar da carruagem, os políticos governistas terão que esperar mais um pouco para se deliciar com as fatias do tão desejado bolo, custeado pelos contribuintes.

Portanto, quem procurar os ministros para tratar sobre este assunto, pode receber como resposta que o apressado come cru. Misericórdia!

Esqueceram de mim

E quem está magoado com o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), é o deputado federal Rodrigo Valadares (UB). O fidalgo foi às redes sociais se queixar por não ter sido procurado pelo pedetista, que esteve em Brasília justamente para pedir apoio da bancada federal à sua busca por recursos para a capital sergipana. Ignorado por Edvaldo, Rodrigo alertou que a divergência política entre ambos deve se resumir ao período eleitoral. Em 2020, o deputado disputou a Prefeitura de Aracaju, teve 28.598 votos e não conseguiu passar para o 2º turno, vencido por Nogueira. Marminino!

Chororô negado

O deputado federal João Daniel (PT) não gostou do nosso comentário com o título “Barrado no baile do governo, PT choraminga pelos cantos”. Segundo o parlamentar, não houve chororô nenhum. A verdade, conforme diz, é que o partido precisava reagir contra a indelicadeza do governador Fábio Mitidieri (PSD), que deixou ele e o senador Rogério Carvalho (PT) de fora da reunião para escolher o líder da bancada federal: “Isso nunca aconteceu antes no estado”, reclama Daniel. Sobre o fato de os petistas terem se banqueteado na casa da família Mitidieri, João Daniel disse que ele e Rogério só foram comer no prato do adversário em respeito a um pedido neste sentido feito pelo presidente Lula (PT). Por fim, o petista alerta que “jamais baixaremos a cabeça para qualquer coronel da política sergipana, seja ele velho ou novo”. Cruzes!

Déda vive

Nascido em Simão Dias no dia 11 de março de 1960, se vivo fosse o ex-governador Marcelo Déda (PT) estaria completando 62 anos amanhã. Vítima de um câncer, o petista morreu prematuramente em 2 de dezembro de 2013. Líder estudantil, deputado estadual mais votado de Sergipe, deputado federal, prefeito de Aracaju e governador por dois mandatos, Marcelo Déda deixou como exemplos a seriedade, o compromisso com a palavra empenhada e a fidalguia na forma de fazer política. Por tudo isso, a morte deste ilustre cidadão foi uma perda irreparável para Sergipe. Viva Déda!

Tucano na coordenação

O senador Alessandro Vieira (PSDB) foi escolhido, por unanimidade, para coordenar a bancada federal em Brasília. Na legislatura passada, a coordenação estava a cargo do ex-deputado federal Bosco Costa (PL). Apesar de se queixarem por terem sido excluídos da reunião anterior, que definiu nome do tucano, o deputado federal João Daniel e o senador Rogério Carvalho – ambos do PT – aprovaram a indicação do distinto. Alessandro disse que assume a função com alegria, pois tem certeza que um trabalho bem articulado da bancada resultará em muitos benefícios para Sergipe. Ah, bom!

Imprensa de araque

Com raríssimas exceções, a imprensa sergipana perdeu por completo o gosto pela apuração dos acontecimentos, pela verdadeira notícia. É deveras lastimável que a outrora combatível imprensa de Sergipe tenha trocado a dinâmica da investigação dos fatos e as divulgações polêmicas por notícias insossas, macilentos releases oficiais e notinhas bajulatórias, feitas ao gosto do patrão para agradar o governo de plantão e os clientes endinheirados. Uma imprensa de araque é um mal para a sociedade e um péssimo exemplo para os futuros jornalistas. Só Jesus na causa!

Território amaçado

Poço Redondo está correndo um sério risco de perder 30% de seu território para Canindé do São Francisco. Este município já ganhou na Justiça Federal o direito de incorporar as terras, porém Poço Redondo tem até hoje para impetrar uma ação visando impedir a anexação em definitivo. Caso não o faça, perderá para o município vizinho mais de 9 mil habitantes, cerca de 5 mil eleitores e, naturalmente, uma parte considerável de sua receita. Sem contar que a Grota do Angico, local onde Lampião, Maria Bonita e vários cangaceiros foram mortos pela polícia, passará a ser de Canindé. Misericórdia!

Banese muda de mãos

O Banco Central aprovou o nome de Marco Antônio Queiroz para a presidência do Banese. O ilustre vai substituir Helom Oliveira da Silva. Ex-secretário estadual da Fazenda do governo passado, Marco Queiroz é graduado em História e em Direito, com pós-graduação em Direito Civil. Também é funcionário da Caixa Econômica Federal desde o ano de 1989, onde exerceu diversos cargos, tendo sido superintendente regional da CEF em Sergipe. Boa sorte na nova empreitada!

Fora os democraticidas

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, chamou de democraticidas os terroristas que tentaram derrubar o governo Lula (PT), no dia 8 de janeiro passado. Segundo o jurista sergipano, a democracia pode exercer sua “legítima defesa” e tem o poder de “abater, por meios que ela prevê, quem se arma para abatê-la”. De acordo com Ayres Britto, “esse ódio todo que se mentaliza, que se financia e se orquestra no Brasil, é um ódio à democracia. É preciso entender que nós temos um segmento social, que não é inexpressivo, que odeia a democracia pelo que ela tem de conteúdos humanistas e civilizados”. Crendeuspai!

Imprensa de luto

Morreu na madrugada de hoje, o radialista Jota Júnior, que atuava na rádio Princesa de Itabaiana/FM. Ele sofreu um infarto no início de janeiro e permanecia internado. O comunicador iniciou a carreira profissional na rádio Princesa da Serra, mudando-se depois para a FM Itabaiana. O deputado estadual Luciano Bispo (PSD) lamentou a morte do amigo: “O rádio sergipano perde um grande profissional, a sociedade itabaianense perde uma figura humana extraordinária e eu um amigo irmão”, frisou. O corpo de Jota Júnior está sendo velado no Velatório Santo Antônio e o sepultamento acontecerá às 17 horas de hoje, no Cemitério Santo Antônio, em Itabaiana. Descanse em paz!

Defesa de concursados

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) está cobrando ao governo de Sergipe a convocação dos aprovados no concurso das Polícias Penal e Civil. O parlamentar questiona até quando eles vão esperar para serem incorporados às duas instituições. “A nossa segurança pública precisa de mais profissionais, de mais investimentos e de mais comprometimento do governo”, discursa Passos, que promete continuar cobrando a contratação dos concursados: “Não cansarei”, revela. Home vôte!