Nem bem os eleitos em outubro passado tomaram posse, os políticos já estão de olho grande nas ainda distantes eleições municipais de 2024. Apesar de faltar mais de um ano para a nova disputa eleitoral, muitas lideranças já afiam o gogó para o confronto verbal a ser travado na campanha.
Ao se atacarem, oposição e situação treinam o melhor discurso para enfraquecer o adversário e convencer o eleitorado, principalmente de Aracaju. Os políticos sabem que conquistar a prefeitura da capital significa meio caminho andado para chegar ao governo de Sergipe, dois anos depois.
Ressalte-se que nem todos os pretendentes à cadeira ocupada hoje pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) vão colocar as cabeças de fora faltando tanto tempo para o confronto, pois sabem que se expor agora é atrair as atenções para si e, naturalmente, virar alvo fácil dos opositores.
Para não se expor fora de hora, alguns possíveis candidatos à Prefeitura de Aracaju têm escalado aliados para defendê-los e, quando preciso, bater nos adversários. Vai ser assim até 2024, quando os gogós já estarão afiadíssimos e prontos até para cuspir balas, se preciso for.
Misericórdia!
Troca de postos
Após merecidas férias, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) reassume hoje a gestão de Aracaju. Nessas quase duas semanas em que o pedetista esteve fora do Brasil, a capital sergipana foi administrada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Ricardo Vasconcelos (Rede). Logo após a troca de postos, Edvaldo concederá entrevista coletiva para anunciar a programação alusiva ao aniversário de 168 anos de fundação de Aracaju, agendada para o próximo dia 17. Ah, bom!
De volta à cena política
O ex-governador Belivaldo Chagas (PSD) estará de volta à cena política no final deste mês. Durante o Encontro Nacional do PSD, agendado para ocorrer em Aracaju nos dias 24 e 25 próximos, o “Galeguinho” será eleito presidente estadual do partido, hoje comandado pelo deputado e presidente da Assembleia, Jeferson Andrade. A eleição de Belivaldo para dirigir a legenda será prestigiada por ninguém menos do que o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, além de ministros e lideranças políticas de vários estados. Aff Maria!
Tucano comemora
E o senador Alessandro Vieira (PSDB) está comemorando duas iniciativas do governo Lula da Silva (PT). Segundo o tucano, pautas defendidas por ele no Senado serão transformadas em lei: a bolsa de R$ 150 para a primeira infância e a proibição do uso de animais para testes de cosméticos. A ajuda financeira aos pais de crianças carentes foi tema de um projeto de Alessandro, que também atuou como relator da propositura proibindo a utilização de animais para testar a eficiência de produtos de beleza. Crendeuspai!
Visita retribuída
De passagem por Brasília, o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana (MDB), deu com os costados no gabinete do deputado federal Guilherme Boulos (Psol). O emedebista foi retribuir a visita que o parlamentar paulista fez, em 2021, à primeira capital de Sergipe, na condição de coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto. Naquele ano, Boulos foi ao povoado Pedreiras prestigiar a inauguração do projeto “Cozinha Solidária”, desenvolvido pelo MTST. Ontem, o prefeito e o deputado falaram sobre política nacional, novos projetos, etecétera e tal. Marminino!
Dito pelo não dito
Não durou nem uma semana o afastamento das funções do prefeito de Canindé do São Francisco, Weldo Mariano (PT), punição antes previsto para 60 dias. Ontem, o desembargador Diógenes Barreto acatou um pedido de liminar feito pela defesa do petista e determinou que ele fosse imediatamente reintegrado ao cargo. O gestor canindeense havia sido afastado por determinação do juiz de Direito Paulo Roberto Fonseca Barbosa, com base em denúncia de irregularidades administrativas feita pelo Ministério Público Estadual. Ah, o vice-prefeito Joselildo do Nascimento, o popular “Pank” (PT), também foi reentronado na função. Então, tá!
Luto
Morreu ontem, em Aracaju, Luis Carlos Rezende. Ele foi o primeiro presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). Na primeira empresa pública, Luis Carlos permaneceu no comando de 1969 a 1979. O corpo do ex-dirigente das duas estatais foi velado no Cemitério Colina da Saudade, em Aracaju, onde também ocorreu o sepultamento. Plagiando o imortal escritor Machado de Assis, que a terra lhe seja leve, amigo!
Sergipe é lanterninha
Sergipe foi o estado do Nordeste que menos registrou a criação de empresas em novembro do ano passado: 1.847. Já a Bahia liderou com o maior número de nascimento de empresas na região, com 13.548 novas companhias. Segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, a maior parte dos registros é de Microempreendedores Individuais (73,5%), seguido por Sociedades Limitadas (19,2%), Empresas Individuais (5%) e Demais (2,3%). Em relação ao setor de atuação, foi o de “Serviços” que registrou o maior número de aberturas de empresas no Brasil: 195.825. Legal!
Abaixo a discriminação
A Câmara Municipal de Aracaju aprovou, em redação final, o Projeto de Lei propondo uma campanha permanente de antidiscriminação LGBTQIA+. Pela matéria de autoria da ex-vereadora Linda Brasil (Psol), a Prefeitura da capital fica obrigada a colocar cartazes nos espaços públicos orientando as pessoas a condenar esse tipo de discriminação. Ao elogiar a iniciativa da colega de partido, a vereadora Sônia Meire disse esperar que o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) sancione o quanto antes o projeto, para fazer a lei valer. Supimpa!
Vai aos Esteites
O deputado estadual Luizão Dona Trampi (União) anda pensando seriamente em avionar para os Estados Unidos. Eleitor de carteirinha do fujão Jair Bolsonaro (PL), o distinto garante que se o capitão de pijama insistir em permanecer nos “Esteites”, ele compra uma passagem e vai visitá-lo na terra do Tio Sam. Para se ter uma ideia da paixão de Dona Trampi por Bolsonaro, todo o gabinete dele na Assembleia é decorado com a imagem do ex-presidente. Aqui pra nós, tem gosto pra tudo. Home vôte!