Uma simples pergunta na Argentina que, até 2003, não tinha uma resposta só porque ninguém nunca a tinha feito: "onde foram parar os aviões dos voos da morte?" da época da ditadura militar.
Assim nasceu a investigação que levou o fotojornalista italiano Giancarlo Ceraudo e a jornalista argentina Miriam Lewin a encontrar três dos aparelhos usados pela ditadura militar (1976-1983) para jogar no mar os corpos, muitos ainda com vida, dos opositores políticos fazendo-os desaparecer para sempre.
30 mil desaparecidos em uma investigação que durou 10 anos e que levou à localização, em 2013, dos planos de voo de um dos aviões, achado em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. Uma prova incontestável que levou à condenação perpétua para três dos pilotos dos "voos da morte". Homens que manobrando os comandos do aparelho contribuíram para exterminar uma geração.
"Um cerco se fechou", disse Ceraudo em entrevista à ANSA junto a Lewin, uma sobrevivente do Esma, o centro de detenção clandestino da Marinha Militar, símbolo do horror, onde permaneceu de 1977 até o fim da ditadura.
Há 20 anos do início da investigação, para Ceraudo, o cerco volta a se fechar. Segundo o que se sabe, o governo argentino comprou o Skyvan de Fort Lauderdale e o levará de volta ao país.
E, a partir de 5 de maio, o fotógrafo italiano vai expor seu trabalho, "Destino Final", em uma importante mostra no Centro Cultural Kirchner, no âmbito das celebrações dos 40 anos do retorno da democracia.
"Quando decidi vir para a Argentina, em 2003, percebi que a história dos aviões ainda era uma página em branco", explica Ceraudo. "A primeira vez que encontrei Giancarlo, ele me pediu logo se eu sabia dos aviões. Disse-me que era importante para achar os pilotos", pontuou a jornalista.
Os dois começaram assim a investigar juntos para encontrar os Elettra e os Skyvan que pertenceram à aviação e à marinha, que o capitão de corveta Adolfo Scilingo, o primeiro militar a confirmar a existência dos voos da morte, tinha descrito em detalhes em um livro.
Ceraudo e Lewin descobriram que a prefeitura da marina operava cinco Skyvan, dois dos quais foram abatidos durante a guerra das Falkland/Malvinas.
"Sobravam três", disse então a jornalista. Um foi vendido para uma empresa de Luxemburgo; um segundo para uma empresa que fornecia serviços às forças armadas do Reino Unido; e o terceiro estava nos Estados Unidos, em Fort Lauderdale, ainda sendo usado no serviço aeropostal com as Bahamas.
O mais acessível dos três era o que estava nos EUA. Um jornalista freelancer entrevistou para eles o proprietário.
"Incrivelmente, o homem se mostrou disponível para falar e revelou ter os planos de voos da época em que o equipamento estava a serviço da prefeitura argentina", ressalta o fotojornalista.
Até agora, eram apenas os testemunhos sobre os voos da morte, mas nenhuma prova. Nunca. Nos planos haviam datas, nomes dos pilotos, o ponto de origem (o aeroporto de Aeroparque de Buenos Aires), a duração, e o "destino final" de cada voo (quase sempre o aeroporto de Punta Indio, no Rio da Prata). E os registros coincidiam com as descrições de Scilingo.
Não apenas. Entre as anotações, estava uma em particular: um voo de 14 de dezembro de 1977, a mesma data em que foi feito desaparecer os corpos de 12 pessoas sequestradas na Igreja de Santa Cruz de Buenos Aires. Entre eles, estava a fundadora das Mães da Praça de Maio, Azucena Villaflor, e duas freiras francesas, Leonie Duquet e Alice Domon.
"A repatriação daquele avião é importante para as gerações futuras na Argentina e no mundo. Esses fatos não devem se repetir", destaca Ceraudo. Nunca mais.