“Quando ele explodiu pelo mundo, ele lançou seu brilho de beleza, Bob Marley pra sempre estará, no coração de toda a raça negra”. Foi com esse refrão que a música Brilho de Beleza, composta por Gal Costa, estourou na década de 1990 ao som de um dos ícones da música afro na Bahia, o Bloco Muzenza do Reggae. Para celebrar a maior festa do planeta, o Shopping Barra recebe, de 15 a 28 de fevereiro, a exposição Brilho e Beleza – título que faz alusão à música; com imagens que trazem um pouco da história, representatividade e beleza desse patrimônio baiano, o Muzenza. A mostra fotográfica está em cartaz no Barra Gourmet e conta com o olhar e registros do fotógrafo Cláudio Colavolpe.
“Quando conheci Cláudia Mattos, rainha da beleza do Muzenza, fiquei encantado. Igualmente, me encantei pelas indumentárias, assinadas pelo estilista Siry, que cobrem os corpos da rainha Muzenbela, há 40 anos, e abrilhantam as suas evoluções no bailar, dando brilho e beleza às coreografias. Percebi que precisava mostrar isso para o mundo”, afirmou Cláudio Colavolpe. As indumentárias do Muzenza são criadas pelo estilista Joseval Santos de Sousa, conhecido nacionalmente como Siry Brasil, que também é o rei do bloco. As suas criações surgem com o tema do bloco para o carnaval a cada ano e se une aos tecidos encorpados e coloridos, chatôs, búzios e passamanarias, se tornando o cartão postal da entidade.
Para Siry Brasil, cada indumentária pensada, criada e costurada por ele traduz as lutas e as manifestações de grande importância para a história das mulheres e para a formação de meninas que, hoje, crescem com o olhar de igualdade e equidade. Nzinga Mbandi, Dandara, Acotirene, Aqualtune são grandes referências para as criações. “Desconstruir estereótipos e elevar a autoestima das mulheres rainhas do bloco, mantém viva a memória de inúmeras guerreiras e rainhas negras, quase apagadas da nossa história, que inspiraram e servem de inspiração até os dias de hoje”, declara o estilista.
Cláudio Colavolpe
Cláudio Colavolpe é administrador de empresas, pós-graduado em Marketing e Professor de Fotografia há mais 20 anos. Atua como fotógrafo documental e retratista e assina o espaço Cláudio Colavolpe Photo Art, que agrega ateliê de impressão e montagem, galeria de arte, escola de fotografia, estúdio fotográfico e um Café Photo. Colavolpe já ministrou inúmeros cursos livres de fotografia, além de ser impressor certificado internacional Hahnemuhle, galerista e atuar junto à agência de viagens em expedições fotográficas nacionais e internacionais.
Bloco Muzenza do reggae
O Muzenza do Reggae é um dos mais tradicionais blocos afro da Bahia. Surgiu com um tributo a Bob Marley, inspirado no legado cultural dos afro-jamaicanos e suas mensagens libertárias que invadiu o Brasil nos anos 80, aproximando os afro-baianos desta realidade similar. O Muzenza é um termo de origem bantu-kikongo, significa Yaô dos Nagôs, nome dado aos iniciados no candomblé de linha de Angola, e nasceu no bairro da Liberdade, idealizado pelo fundador Geraldo Miranda, o Geraldão, e tem como presidente Jorge Santos. O bloco traz mensagem libertária e de resistência, que transmite ideal de igualdade, respeito e valorização da cultura negra.
Exposição Brilho e Beleza (homenagem ao Muzenza)
Fotógrafo Cláudio Colavolpe
Até 28 de fevereiro, durante o funcionamento do shopping
Barra Gourmet, piso L1, Shopping Barra
Gratuito