Artes Visuais / Municípios

Porto Seguro recebe Feiras de Artesanato da Bahia e da Economia Solidária

O evento itinerante foi aberto em Salvador e segue pela Bahia

Foto: Ricardo Prado
Artesanato no Pelourinho

Depois de atrair centenas de baianos e turista na abertura da temporada 2023, no último fim semana, no Pelourinho, a Feira de Artesanato da Bahia e a Feira da Economia Solidária desembarcam na turística Porto Seguro, no Sul da Bahia. Da próxima sexta (10/02) a domingo (12/02), o evento vai reunir o melhor da produção artesanal, atrações musicais, moda e uma diversificada linha alimentícia, customizada, manufaturada e uma diversificada programação cultural, na Passarela da Cultura. A entrada é franca.

Na principal cidade da Costa do Descobrimento, os artesãos e artesãs da região vão apresentar produtos criados com diversas técnicas em composições contemporâneas. São utilizadas matérias nativas, como aproveitamentos de cocos, entalhe e pintura em madeira, tecelagem, arte em tecido, bordados, crochê, trançado de fibras naturais de cipós, piaçava e dendê.

Os objetos indígenas, produzidos pelo povo Pataxó, são muito procurados pelos turistas na região. Entre eles, destacam-se as peças utilitárias talhadas em madeira, adornos corporais com sementes, instrumentos musicais e objetos do cotidiano. 

Em 2003, a Feira da Economia Solidária passa a integrar a programação itinerante do Artesanato da Bahia, como mais uma ferramenta para divulgar esta modalidade produtiva e econômica. Direto das mãos dos (as) produtores (as), a Economia Solidária estará presente com a exposição e comercialização de produtos alimentícios, customizados e manufaturados. A sua base de trabalho é a cooperação mútua, autogestão, respeito à natureza e igualdade entre gêneros, crenças e etnias.

Em Porto Seguro, as feiras vão reunir artesãos dos municípios que integram a Costa do Descobrimento e do Extremo Sul da Bahia. A realização é uma iniciativa da Coordenação de Fomento ao Artesanato, do Centro Público e Superintendência de Economia Solidária e Cooperativismo (Sesol), da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Associação Fábrica Cultural. O evento conta com o apoio da Rede Bahia e a parceria da prefeitura de Porto Seguro.

Pelourinho

Em Salvador, as feiras iniciaram com muito sucesso a programação itinerante do evento, que percorrerá diversos municípios da região do Estado. Na Praça das Artes, no Pelourinho, no último fim de semana, centenas de turistas e baianos se encantaram e compraram os produtos criados pelos artesãos, artesãs e produtores da economia solidária. Além de promover a exposição e a comercialização de produtos, a feira cumpriu o papel de incentivar a inclusão social e produtiva e aquecer o turismo.

A diversão ficou por conta pelo movimento no palco, que nos três dias recebeu shows de Dão Black, Juliana Ribeiro, Gerônimo e performance dos DJs Leandro Vitrola e Branco. O evento foi aberto pelo cortejo do Samba Junino de Jorge Fogueirão e do Samba Coral e do Boi Janeiro de Matarandiba, que percorreram as ruas do Centro Histórico. Em todas as cidades que serão percorridas pela feira, os artistas locais serão selecionados para participarem da programação cultural.

 

Feira Artesanato da Bahia e Feira da Economia Solidária

Porto Seguro

Dias: 10, 11 e 12 de março

Acesso gratuito.