Em clima de celebração pelos seus 60 anos de vida, o artista baiano Luiz Caldas aproveita a proximidade do Carnaval e reverencia a mais importante criação da sua trajetória musical com um disco dedicado à Axé Music. O nome é sugestivo, Umbilical, e faz referência às imbricadas relações que proporcionam o nascimento de algo ou de alguém. O lançamento já aconteceu no site www.luizcaldas.com.br. No próximo dia 6 de fevereiro, a obra estará disponível nas principais plataformas digitais.
"Com esse disco, eu quero mostrar a minha crença no pensamento de que tudo que nasce é fruto de uma potente energia anterior, e que tudo está interligado de uma certa forma, como o Carnaval e o folião, o trio elétrico e a música, uma mãe e o seu bebê”. Assim como o Axé Music abriu a estrada para vários grandes artistas, o novo disco comemora o grande coletivo que é a música e traz parcerias com compositores como Galdêncio Neto, Nagib, Gigi Cerqueira, César Rasec e Claudinho Guimarães
“Estou sempre chamando novos nomes para o projeto, e nesse álbum temos, pela primeira vez, a participação do percussionista de mão cheia, Bruno Reis. O principal ofício dele é o de dentista, mas ele também é um músico maravilhoso e, em Umbilical, ele divide comigo a canção Tudo”, acrescenta Luiz. Ele também realça que, além de ser seu parceiro na canção Meu e Seu, Claudinho Guimarães divide com ele produção e direção do álbum “Estou muito feliz com o resultado”.
Umbilical é o 131º álbum do projeto de lançamentos mensais que Luiz Caldas realiza desde 2013, tendo, nos últimos dois anos, duas obras indicadas para o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Raízes em Língua Portuguesa. São eles “Remelexo Bom”, dedicado ao forró tradicional, lançado em junho de 2022, e “Sambadeiras”, um tributo ao samba de roda lançado em abril de 2021.
Produção, Direção e Arranjos - Luiz Caldas e Claudinho Guimarães
Produção executiva - Alan Barboza
Mixagem e Masterização - Marcelo Machado
Guitarra e Voz - Luiz Caldas
Gravação, Edição, Guitarra, Teclados e Baixo - Claudinho Guimarães
Bateria - Lalo
Percussão - Ivanzinho Pacapuco
Vocal - Andrea Caldas, Paulinho Caldas e Durval Caldas
Capa - Tigre
Participação especial - Bruno Reis
Bongo na música “Tudo”
Gravado nos estúdios M. A. Artes e MI Estúdio para o mês de fevereiro de 2023