A busca por produtos com proteção solar aumenta nos últimos meses do ano. Segundo levantamento da NPD Group, empresa de inteligência de mercado, o segmento de produtos solares representou 30 milhões de reais em 2021. Cerca de 40% dessas vendas foi registrado no último trimestre do ano, que costuma ser o mais representativo para essa categoria.
Os dados analisados apontam que nos últimos três anos, é possível notar uma tendência de crescimento nos meses de outubro, novembro e dezembro. “Quando comparamos a evolução mês a mês, desde o ano de 2019, realmente há uma tendência no mercado Semisseletivo e Prestígio, onde produtos solares ganham mais representatividade conforme se aproxima o fim do ano”, comenta Ana Seccato, Diretora Comercial da NPD Group no Brasil.
Nos últimos três meses de 2021 foi possível notar um crescimento nas vendas de produtos como: Bloqueadores solares de alta proteção (acima de FPS 50), em relação ao trimestre anterior. Produtos mistos solares, como cremes faciais com proteção solar, efeito bronzer, entre outros, além dos autobronzeadores, também costumam ser mais vendidos nessa época do ano.
Ana Seccato destaca também que há uma variação de preço praticada nessas subcategorias. “No último trimestre de 2021 notamos que esses produtos entraram em promoção. A variação de preço médio do mercado total é de -0.5%, enquanto para o grupo de produtos Solares e variação é de -3.8%”, afirma.
Dentro do mercado Semisseletivo, nas vendas em lojas de departamento destaca-se as vendas de kits que contém produtos mistos solares, seguido de bloqueadores de alta proteção e autobronzeadores. No canal online, o destaque nas vendas fica para os bloqueadores de alta proteção. Já no canal físico, os autobronzeadores ganham na performance em relação às outras subcategorias desse segmento.