A cidade de Salvador está entre as três cidades brasileiras mais procuradas por turistas do mundo.
A informação é da pesquisa realizada pela plataforma de hospedagens Airbnb. Entre as cidades brasileiras listadas, Salvador só fica atrás da cidade de Florianópolis (SC) e Porto Seguro (BA), no Sul do estado.
Com a proximidade da alta estação é mais comum que turistas brasileiros e estrangeiros procurem cada vez mais a cidade para visitar. Lugares como Elevador Lacerda, Centro Histórico, Farol da Barra, Colina Sagrada e praias do Porto da Barra da Ribeira são pontos turísticos bastante cobiçados pelos visitantes.
De acordo com a Secretaria de Cultura de Salvador (Secult), estima-se que mais de 377 mil turistas venham à capital durante o período do réveillon de 2023. A projeção para a taxa média da ocupação hoteleira é de 73%, entre 30/12/2022 e 2/1/2023. Para a receita turística, foi estimado um volume em torno de R$ 326 milhões, durante os quatro dias de permanência.
Dos turistas brasileiros esperados na cidade, de acordo com a Secult, 201 mil são do interior da Bahia (55%) e 164 mil de outros estados (45%). Já os estrangeiros, correspondem a 12 mil turistas (3,3%).
“Estar no ranking dos dez destinos mais procurados do mundo mostra que o trabalho e as ações de promoção da cidade, realizados pela gestão, estão dando certo. Vamos continuar investindo para que possamos permanecer no imaginário dos visitantes e, quem sabe, ficar entre os três mais procurados do mundo”, declarou a secretária da Secult, Andrea Mendonça.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH), Luciano Lopes, alguns hotéis situados próximos à orla soteropolitana já estão com lotação máxima.
Os empreendimentos hoteleiros que já atingiram este patamar estão localizados nos bairros da Barra, Ondina, Rio Vermelho, Pituba e Itapuã. Lopes explicou que, em seguida, os hotéis localizados no centro da cidade deverão ser os próximos a chegarem perto da ocupação total dos leitos.
“Estamos com boas expectativas para a rede hoteleira. A cidade está muito movimentada. Logicamente que quando o Réveillon cai em um final de semana, como este, a procura é um pouco menor no período porque há muita gente trabalhando. Mas, ainda assim, a procura por hospedagem em Salvador está muito grande e tem hotéis que já atingiram 100% de ocupação. Outros registram acima de 80%”, contou.
A lista completa dos dez destinos de turismo internacional mais procurados é liderada por Málaga (Espanha), seguida de Sydney (Austrália), Melbourne (Austrália), Auckland (Nova Zelândia), Bangkok (Tailândia), Queenstown (Nova Zelândia), Florianópolis (Brasil), Porto Seguro (Brasil), Perth (Austrália) e Salvador (Brasil).