Entra e sai governo sem que se ponha um fim no desperdício de recursos públicos com as obras inacabadas espalhadas por este Brasil afora.
Levantamento feito pelo Tribunal de Contas da União mostra que somente em Sergipe existem 186 esqueletos do que poderiam ser creches, escolas ou unidades de saúde.
Ao todo, dos 22.559 empreendimentos iniciados no Brasil, 38,5% estão parados. Ou seja, de cada 10, praticamente quatro não foram à frente. São 8.674 projetos paralisados, sendo que mais da metade, 4,4 mil, na área de educação. Somadas, as obras inacabadas já consumiram R$ 27,2 bilhões do contribuinte.
Em Sergipe, o caso mais emblemático do desperdício de dinheiro público é a duplicação da BR-101. Iniciada em 1998, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), a obra se arrasta há 24 anos e não tem previsão para ser concluída, apesar das sucessivas promessas feitas pelos presidentes pós FHC.
O pior é que nada pode ser feito para punir os responsáveis por esse imenso e vergonhoso cemitério de obras abandonadas. Home vôte!
Fugindo das pressões
O governador eleito Fábio Mitidieri (PSD) só dará as caras em Sergipe na próxima quinta-feira. Mesmo tendo retornado da Inglaterra no último sábado, o fidalgo optou em permanecer em Brasília ao lado da esposa Érica, que viajou com ele a Oxford, onde participaram de um Encontro de Lideranças. As línguas ferinas andam espalhando pelas esquinas do estado que Mitidieri optou em permanecer alguns dias em Brasília para fugir das pressões de aliados, que querem “nomear” secretários e diretores de órgãos públicos no governo dele. Marminino!
Salve Gil!
Os brasileiros, em sua grande maioria, saíram em defesa do cantor e compositor Gilberto Gil, agredido verbalmente por alguns idiotas quando chegava num estádio de futebol do Qatar. Segundo o senador Rogério Carvalho (PT), o ataque covarde sofrido pelo músico baiano causou revolta e indignação. “Gil é um dos maiores artistas do Brasil, que nos orgulha e contribui com nossa cultura em todo o mundo. Não podemos mais tolerar atitudes estúpidas e intransigentes como essas”, afirmou Rogério. Diante de repercussão negativa, o empresário Ranier Felipe dos Santos Lemache, foi às redes sociais dizer que estava no local, porém as agressões foram proferidas por um amigo dele. Ou seja, tirou o dele da reta. Danôsse!
Espaço para corrupção
Delegado de polícia, o senador Alessandro Vieira (PSDB) garante que o orçamento secreto do Congresso contribui para que pessoas corruptas tirem proveito dos recursos destinados para áreas essenciais. Vieira entende que que o melhor remédio para esse sequestro do dinheiro público é o Supremo Tribunal Federal declarar a inconstitucionalidade desse suspeitíssimo orçamento secreto. Resta saber o que os demais integrantes da bancada federal de Sergipe pensam sobre a posição de Alessandro. Creindeuspai!
Santa de presente
O ex-prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PV), ganhou do amigo Joel de Louro uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, trazida diretamente do Santuário, no interior paulista. E por falar em Valmir, o Superior Tribunal de Justiça acaba de negar provimento ao recurso em habeas corpus onde o lagartense pedia o trancamento da ação penal acusando-o de peculato. A defesa alegou ausência de justa causa, mas o colegiado do STJ entendeu que foram demonstrados elementos suficientes para justificar o processo. Monteiro é acusado de ter nomeado para cargos comissionados pessoas que recebiam sem exercer as atividades, os chamados funcionários fantasmas. Misericórdia!
Disputa entre iguais
Veja o que publicou no Jornal da Cidade a amiga Thaís Bezerra: “Os deputados estaduais e partidos políticos estão envolvidos com a eleição da futura Mesa Diretora da Assembleia. Dizem por aí que a Presidência e a 1ª Secretaria são do PSD e ninguém tasca. Partido do governador eleito Fábio Mitidieri, a legenda pessedista quer eleger os deputados Jeferson Andrade e Luciano Bispo, respectivamente, presidente e 1º secretário. Em isso se confirmando, sobrarão para os demais partidos com representação na Assembleia a vice-presidência e as outras três secretarias. Segundo minha amiga abelhinha, o União Brasil e o Republicanos são os mais interessados na Presidência e na 1ª Secretaria, mas sabem que dificilmente conseguirão”. Aguardemos, portando!
Recordar a viver!
Em 1989, o advogado Daniel Tourinho, um sergipano radicado no Rio de Janeiro, resolveu se eleger deputado federal em Sergipe. Presidente do PRN, partido do presidenciável Fernando Collor de Mello, o homem desembarcou em Aracaju montado na grana. Por isso mesmo, o comitê dele vivia lotado de políticos, que lhe prometiam milhares de votos. Porém, ao serem abertas, as urnas expuseram o tamanho da traição. Com menos de 15 mil votos, Daniel Tourinho não ficou nem na primeira suplência. Encabulado, botou a viola no saco e voltou para o Rio de Janeiro, onde vive até hoje. Aff Maria!
Ajuda reconhecida
O Hospital de Amor de Lagarto inaugurou uma placa em homenagem aos deputados federais e senadores de Sergipe que contribuíram com a obra através de emendas do Orçamento da União. Segundo Henrique Prata, responsável pelo importante empreendimento, com a conclusão da primeira etapa, o Hospital deve iniciar os primeiros atendimentos em abril do próximo ano. Réplica do hospital da cidade paulista de Barretos, a unidade de Lagarto será referência no tratamento do câncer. São 61 mil metros quadrados de área, dos quais quase 20 mil metros são de área construída. Legal!
Defesa das mulheres
O Ministério Público de Sergipe reúne a imprensa, nesta segunda-feira, para tratar sobre a campanha nacional “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. “Eu, tu, eles e nós pelo fim da violência contra a mulher!” foi o tema escolhido pelo MPE para conscientizar os homens e a população em geral sobre o papel que precisam desempenhar para colaborar com o fim da discriminação e violência contra as mulheres. De acordo com dados da Superintendência de Polícia Civil, de 2019 até agora foram registradas em Sergipe mais de 21 mil denúncias de ameaças, lesão corporal, injúria e violência física praticadas contra mulheres pardas e negras. Nesse mesmo período, as mulheres trans registraram 169 denúncias, distribuídas nos mais diversos tipos de violência. Só Jesus na causa!
Memorial dos Náufragos
O governador Belivaldo Chagas (PSD) vai deixar pronto para ser tocado por seu sucessor Fábio Mitidieri (PSD) do Memorial dos Náufragos de Sergipe. O empreendimento será construído na Orla Sul de Aracaju e visa relembrar os naufrágios de três navios torpedeados na costa sergipana e que culminaram com a entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial. No dia 15 de agosto de 1942, um submarino alemão torpedeou os navios mercantes Baependi, Araraquara e Anibal Benévolo, matando 607 pessoas no litoral do estado. Segundo Belivaldo, além do resgate deste importante acontecimento da história de Sergipe e do Brasil, o Memorial dos Náufragos fomentará ainda mais o potencial turístico da região. Supimpa!