Brasil

Bolsonaro decreta luto de 3 dias pela morte da rainha Elizabeth II

A embaixada brasileira publicou uma mensagem no Twitter, endereçada à família real britânica

O presidente Jair Bolsonaro decretou nesta quinta-feira, dia 8, luto oficial de três dias pela morte da rainha Elizabeth II. Por meio das redes sociais, o presidente disse que o País recebeu a notícia “com grande pesar e comoção” e afirmou que a monarca britânica foi uma “rainha para todos nós”.

“É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de três dias, contado da data de publicação deste decreto, em sinal de pesar pelo falecimento da Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte”, diz o decreto assinado pelo presidente, publicado em edição extra do Diário Oficial da União.

“Muitas vezes, a eternidade nos surpreende, tirando de nós aqueles que amamos, mas, hoje, foi a vez da eternidade ser surpreendida, com a gloriosa chegada de Sua Alteza a Rainha do Reino Unido. Que Deus a receba em sua infinita bondade e conforte sua família e o povo britânico”, afirmou Bolsonaro, no Twitter.

Em ocasiões como a morte de chefes de Estado e de governo, o Itamaraty faz recomendações ao presidente e leva sugestões sobre como se posicionar, seja por meio de uma declaração, nota oficial ou mesmo nas redes sociais.

De Londres, a embaixada brasileira publicou uma mensagem no Twitter, endereçada à família real britânica. “O Brasil está profundamente entristecido com o falecimento da rainha Elizabeth. Enquanto o mundo lamenta sua partida, lembramos com carinho de sua viagem ao Brasil, onde foi recebida de forma calorosa. Seu senso de dever e devoção ao povo, por décadas, não serão esquecidos”, diz a nota da embaixada brasileira.

Mensagem ao Brasil

A rainha Elizabeth II do Reino Unido teve o Brasil como destinatário de uma de suas últimas mensagens oficiais. Nesta quarta-feira, dia 07, a monarca britânica encaminhou uma mensagem destinada “ao povo da República Federativa do Brasil”, parabenizando os brasileiros pelos 200 anos de independência de Portugal. A mensagem foi uma das últimas comunicações oficiais da rainha, que figurou como chefe de Estado do Reino Unido e de outros 14 países durante mais de 70 anos, desde 6 de fevereiro de 1952.

“Em meio à celebração da importante ocasião dos 200 anos de independência, gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil, lembrando com carinho da minha visita ao país, em 1968. Que continuemos trabalhando com esperança e determinação para superar os desafios globais juntos”, dizia a mensagem, que foi reproduzida pela encarregada de negócios interina do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins.