As primeiras falas dos pré-candidatos majoritários deixam claro que na campanha eleitoral não faltarão as famosas promessas vazias.
Antes mesmo de terem seus nomes homologados pelas convenções partidárias, os distintos já ensaiam oferecer mundos e fundos em troca dos votos da população, particularmente dos incautos.
O postulante ao governo Fábio Mitidieri (PSD), por exemplo, garante que pretende ser o governador que vai fazer Sergipe avançar no desenvolvimento e garantir acesso à tecnologia.
E nessa toada, o moço promete trabalhar pela implantação de novas agroindústrias no estado, atrair empresas que fazem uso intensivo de gás, visando estimular a contratação de sergipanos, etcétera e tal.
Outros pré-candidatos ao governo já prometeram pagar a periculosidade aos agentes de segurança, enquanto alguns dizem ter a receita para acabar com a fome no estado.
E olha que isso é apenas o começo, pois quando a campanha começar pra valer, muitos candidatos vão prometer transformar Sergipe num pedaço do paraíso aqui na terra.
Só não dirão como isso será feito e se alguém insistir em saber será taxado de opositor, estraga prazeres ou mesmo comunista. Misericórdia!
Hora de convenção
A partir desta quarta-feira, os partidos e federações já podem realizar as convenções partidárias visando definir os nomes que disputarão as eleições deste ano. Segundo a legislação eleitoral, as legendas têm até o dia 5 de agosto para determinar quais serão seus candidatos. Em Sergipe, as convenções só vão ocorrer a partir do próximo dia 30, sendo que a maioria dos partidos deixará para cumprir essa exigência legal no último dia do prazo. Este é o caso do PSD do governador Belivaldo Chagas. Até lá, prosseguem as conversas de bastidores. Aff Maria!
Escravidão enraizada
Mais de 39% dos trabalhadores resgatados no Brasil de condições análogas à de escravo não tinham concluído o 5º ano do ensino fundamental, 32,8% eram analfabetos e 14,6% tinham do 6º ao 9º ano escolar incompletos. De acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), esse crime está tão enraizado no Brasil que o aumento da fiscalização levará também ao crescimento da descoberta de trabalhadores submetidos a situações degradantes. “Aonde o fiscal do trabalho vai, encontra trabalho escravo”, denuncia a CPT. Home vôte!
Investimento festejado
O governador Belivaldo Chagas (PSD) recebeu a visita de representantes da empresa de laticínios Damare, compradora da Fábrica Sabe, que pertencia ao ex-governador Albano Franco (PSDB) e está fechada desde 2019. Entre os presentes na reunião com Chagas estava o diretor-presidente da Damare, Cláudio Rezende. A expectativa do grupo capixaba é gerar entre 200 a 250 empregos diretos após a indústria localizada em Muribeca entrar em funcionamento. Segundo Belivaldo, o retorno das operações da Sabe e o reforço dos produtos Damare no mercado sergipano vão impulsionar toda a cadeia produtiva da bacia leiteira sergipana. Supimpa!
Tucano convencido
Chama a atenção o otimismo do pré-candidato a governador Alessandro Vieira (PSDB) em torno de sua próxima empreitada eleitoral. Ao falar sobre as críticas feitas à sua atuação no Senado, o distinto diz que esses ataques só comprovam que os seus adversários estão sentindo o fortalecimento da sua pré-candidatura. O entusiasmado tucano promete realizar uma campanha propositiva, mostrando que ele está do lado que tem “propostas concretas, compromisso e coragem para promover as mudanças necessárias no estado”. Ah, bom!
Ao Deus-dará
A desativação dos campos terrestres do Polo de Carmópolis, o maior do Brasil, foi criticada pelo ex-deputado José Carlos Machado (PL). Segundo Machadão, a empresa que comprou este empreendimento à Petrobras deveria mantê-lo em operação. Diante da situação, o ex-parlamentar cobrou da classe política sergipana, especialmente os detentores de mandatos, para voltar o foco a este problema, tal qual fez quando a Nitrofertil foi colocada em hibernação. Aqueles campos terrestres foram comprados pela empresa Carmo Energy, em dezembro de 2021, por 1,1 bilhão de dólares. O Polo Carmópolis compreende 11 concessões de produção terrestres. Marminino!
Combate à corrupção
O Podemos lotou a sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe, em Aracaju, para o lançamento da pré-candidatura da delegada Danielle Garcia (Podemos) ao Senado Federal. O primeiro suplente da fidalga será o ex-prefeito de Capela, Ezequiel Leite. O Podemos vai apoiar o pré-candidato a governador Alessandro Vieira (PSDB), que também é delegado de polícia. Num discurso emocionado, Danielle afirmou, entre outras coisas, que o Brasil só tem jeito combatendo a corrupção e investindo em educação de qualidade. Então tá!
Maconha é remédio
A senadora Maria do Carmo Alves (PP) se engajou na luta de quem defende o uso medicinal da maconha. Ontem, a política pepista conversou longamente sobre o assunto com a médica Mirene Morais, certificada internacionalmente em Cannabis sativa. A senadora lamenta que ainda haja muito preconceito e medo a respeito deste assunto, “especialmente porque, quando se fala em Cannabis, pensa-se logo em seu uso recreativo”. Maria do Carmo prometeu defender no Senado a regulamentação do uso medicamentoso à base de maconha, pois tais remédios têm ajudado inúmeros portadores de doenças como Alzheimer, câncer, autismo e depressão. Legal!
Eleitoras paqueradas
Político é bicho ligeiro: bastou a Justiça Eleitoral divulgar que dos 1.671.80 eleitores residentes em Sergipe 888.191 são mulheres, para os pré-candidatos passarem a cortejá-las. Nas redes sociais não faltam promessas ao eleitorado feminino. O postulante a governador Rogério Carvalho (PT), por exemplo, está prometendo que, se eleito, pelo menos metade de seu secretariado será composto por mulheres e que elas terão uma secretaria especial, os mesmos espaços, oportunidades e as mesmas remunerações. Crendeuspai!
Copa de Kart
O presidente da Câmara de Aracaju, vereador Nitinho Vitale (PSD), está entusiasmado com a realização da 23ª Copa Brasil de Kart na capital sergipana. Com início previsto para esta quarta-feira, a competição prosseguirá até o próximo dia 30, no Kartódromo da Orla da Atalaia. Segundo Nitinho, um evento desse porte estimula o turismo e economia de Aracaju. Rubens Carcasci, presidente da Comissão Nacional de Kart, garante que a Copa vai mostrar o melhor do kartismo, promovendo o fortalecimento desse esporte em todo o Brasil. Prestigie!