Veículos

Entenda como as velas do carro afetam o consumo de combustível

Velas com desgaste podem danificar o sistema de ignição do veículo

Foto: DPaschoal
A vela de ignição precisa estar em bom estado

As velas de ignição são peças importantes para diminuir o consumo de combustível, pois são responsáveis em fornecer centelhas “faísca” que vai garantir a correta queima do combustível. 

Existem alguns sinais de irregularidades, os quais sugerem que o jogo de velas pode estar com problemas e que está na hora da substituição. Dentre eles, as dificuldades na partida do veículo, alteração na marcha lenta, falhas do motor em situações de retomada de velocidade, e a principal preocupação do momento em que vivemos: o aumento no consumo de combustível.

Esses sinais podem aparecer quando existem problemas não somente nas velas, mas em todo o sistema de ignição do veículo, que envolve, além do jogo de velas, a bateria, a bobina e os cabos de distribuição. 

“Uma vela com desgaste apresenta erosão, e consequentemente a tensão na bobina será maior, não tendo faíscas suficientes para que o carro tenha um bom desempenho em ladeiras íngremes, por exemplo. Dito isso, a vela de ignição precisa estar em bom estado e em condições apropriadas para o uso, caso contrário, irá provocar uma queima deficiente e consumo excessivo de combustível”, orienta o Instrutor do Centro Técnico de Treinamento - CTT DPaschoal, Leonardo José Tobias.

O mais indicado pelos profissionais da área é estar atento às instruções do fabricante sobre o período para a troca do jogo de velas, onde a substituição do componente deve ser realizada após uma diagnose feita por um técnico especializado com a utilização de uma ferramenta específica e padrões comparativos de desgaste.

O correto funcionamento do sistema de ignição depende do tipo de utilização do veículo, pois em condições severas de uso em trânsito intenso, o desgaste tende a ser maior.