Cinema

6 filmes baianos participam da Mostra de Cinema de Ouro Preto

Serão seis dias de programação gratuita

Cena de "Dela", filme de Bernard Attal

A 17ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto será realizada presencialmente na cidade histórica, entre os dias 22 e 27 de junho e é o único festival de cinema brasileiro dedicado a tratar o audiovisual como patrimônio e a oferecer uma estrutura de programação focada em três eixos temático: preservação, história e educação. 

Nesta edição, seis produções audiovisuais da Bahia (entre documentários e filmes de ficção) foram selecionadas para serem exibidas durante o evento.

São eles: 
-- “Dela”, de Bernard Attal
-- “Central de Memórias”, de Rayssa Coelho e Filipe Gama
-- “Cine Rio Branco”, de Eudaldo Monção Jr.
-- “Para Além das Tragédias”, de Rafael Oliveira
-- “Mondo Cacho”, de Matheus Leone
-- Não vim no mundo para ser pedra” (uma colaboração de Bahia e Minas Gerais), com direção de Fabio Rodrigues Filho.

Serão seis dias de programação gratuita na CineOP com todas as manifestações da arte e o público podendo novamente assistir aos filmes na sala de cinema e na praça, participar de debates, masterclasses internacionais, rodas de conversas, oficinas, Mostrinha, sessões de cine-escola, lançamento de livros, exposição, atrações artísticas e várias outras atividades em dois espaços – Centro de Artes e Convenções e a Praça Tiradentes, sempre com entrada gratuita.

As equipes de curadoria propuseram a temática geral “Preservar, transformar, persistir”, que vai permear as ações ao longo de toda a mostra. Entre as ideias está a de dar visibilidade a produções realizadas por cineastas indígenas, seus processos de realização, seus tipos de cinema, memórias, cotidianos, desafios e aprendizados e a reforçar a importância da memória como perspectiva para o futuro e um desafio à preservação.