Brasil / Mundo

Brasileiro que rodava o mundo em fusca morre após acidente nos EUA

O influenciador compartilhava registros da viagem ao lado do cachorro Shurastey

Foto: Instagram | Reprodução
A última foto divulgada por Jesse Koz mostra seu companheiro de viagem

Jesse Koz e Shurastey em São Francisco, Califórnia

Conhecidos por viajar o mundo dentro de um fusca 1978 (apelidado de Dodongo), o catarinense Jesse Koz, de 29 anos, e o cachorro Shurastey da raça golden retriever estavam a caminho do Alasca quando sofreram um acidente em Oregon, nos Estados Unidos, e morreram na segunda-feira passada, dia 23.

De acordo com a imprensa local, Jesse tentou desviar de um carro na Rodovia 199, mas acabou perdendo o controle do veículo e batendo de frente na pista contrária com o Ford Escape de Eileen Huss, de 62 anos. A mulher precisou ser levada a um hospital e a criança que estava com ela não sofreu ferimentos.

Em seu Instagram (com mais de 840 mil seguidores), o influenciador compartilhava registros da viagem ao lado do seu parceiro. 

A viagem fazia parte de um projeto chamado "Shurastey or Shuraigow?", que era uma brincadeira com a música "Should I Stay or Should I Go", da banda The Clash, que em tradução livre significa "Devo Ficar ou Devo Ir".

Os dois viajavam desde 2017 com o carro com placa de Balneário Camboriú (SC) que ganhou o apelido de Dodongo. Ao longo desse tempo, eles conheceram 17 países, percorrendo mais de 85 mil quilômetros.


Jesse Koz e Shurastey no Farol da Barra, em Salvador - Foto: Instagram/Reprodução

"Com uma paisagem assim não precisa nem de filtro.. ooo Bahia pooo porque tão linda meu deeeeus", escreveu Jesse Koz no Instagram, sobre sua visita a Salvador, em outubro de 2018.

Ao se despedir da Bahia ele já sonhava com o Alasca. "Um fusca movido a gasolina ou a álcool não vai muito longe, um fusca com motor original ou motor adaptado não vai muito longe. Agora um fusca movido por um sonho com um coração atravessa um continente inteiro! Avante Dodongo, o Alaska é logo ali a 50 mil kms", escreveu.


Os dois amigos e como ficaram os carros | Foto: Instagram/Reprodução

Jesse e o cão estavam acampados no Oregon, de onde seguiriam para o Canadá e, depois, para o Alasca. 

O enterro será no Brasil. Uma vaquinha online arrecadou R$ 120 mil para que a família pudesse levar os corpos para Balneário Camboriú, em Santa Catarina.