Segurança

Uber: passageiro que paga corrida em dinheiro terá que fazer 'selfie'

USelfie visa aumentar a segurança de motoristas da plataforma

Foto: Paul Hanaoka | Unsplash/Creative Commons
O recurso foi pedido por motoristas do aplicativo

O Uber anunciou nesta segunda-deira (23 de maio) que começará a testar um novo recurso de segurança para os motoristas da plataforma. Batizado de USelfie, ele será obrigatório para usuários que não disponibilizaram dados de pagamento digital ou que escolheram o pagamento em dinheiro. 

A foto será armazenada nos servidores da companhia para ficar à disposição das autoridades caso necessário. Segundo a companhia, o motorista não terá acesso à imagem - a checagem biométrica também está descartada. Na fase piloto, a foto será solicitada apenas para alguns usuários.

O USelfie será somado à checagem do CPF na base de dados da Serasa Experian e a verificação de RG e CNH, que solicita a alguns usuários que tirem foto dos documentos. Segundo a empresa, esse era um recurso pedido por motoristas. 

“Nossa intenção é continuar melhorando em segurança sempre. É um processo sem fim que nós estaremos sempre trabalhando para usar a tecnologia em nosso favor para garantir um uso seguro do aplicativo”, afirmou ao Estadão Silvia Penna, diretora geral do Uber.

Outros recursos de segurança

O Uber vem lançando nos últimos meses uma série de novidades para melhorar a segurança de suas viagens, tanto para os motoristas quanto para os usuários.

Nas últimas semanas, foi implementado, ainda em fase teste, a integração do 190 ao aplicativo. Será possível clicar no botão “ligar para a polícia” em casos de emergência. Quando ativado, sua localização e dados serão passados para as autoridades, sem necessidade de comunicação verbal . O piloto está sendo testado inicialmente no Rio de Janeiro, na Baixada Fluminense.

Uma dessas novidades já lançadas é o cartão de oferta para os motoristas poderem saber o destino completo das viagens antes de aceitá-las, além de poder ver o valor da viagem e os dados de quem a solicitou.

Também existe o botão Checagem de Segurança, lançado no final de abril, que permite ao usuário ver suas ferramentas de segurança oferecidas durante as viagens, como a opção de compartilhar sua localização em tempo real com seus contatos. 

E por fim, será lançado nos próximos dias, o comprovante de status da viagem para motoristas e entregadores. O novo recurso permite que os motoristas e entregadores possam comprovar que estão realizando uma viagem para terceiro dentro do aplicativo em caso de blitz e em casos de entregas ou viagens em condomínios.

7 ferramentas de segurança do Uber

1 - O foco da empresa tem sido prioritariamente a prevenção: por isso, além das medidas de verificação já mencionadas, o aplicativo possui um recurso de machine learning para impedir que viagens potencialmente arriscadas aconteçam. Esta ferramenta usa algoritmos que aprendem de forma automatizada a partir dos dados históricos das milhões de viagens já realizadas com o aplicativo e pode solicitar detalhes adicionais de identificação do usuário para autorizar que uma viagem aconteça.

2 - Os motoristas podem ainda optar por não aceitar viagens em dinheiro, se preferirem - a informação sobre essa opção de pagamento também é exibida na tela do aplicativo de quem está atrás do volante antes que o usuário entre no carro, assim como a nota do usuário no aplicativo. E os motoristas parceiros podem cancelar as viagens sinalizando motivo de segurança sempre que não se sentirem confortáveis.

3 - Durante a viagem, por meio do botão Recursos de Segurança (escudo azul que aparece no app),é possível acessar todas as funções de segurança da plataforma. Ao longo do trajeto, usuários e motoristas parceiros podem compartilhar a sua localização e o tempo de chegada em tempo real com quem desejarem.

4 - Ainda nesse botão também é possível acionar o recurso de gravação de áudio. Tanto o usuário quanto o motorista parceiro, têm a opção de relatar um incidente de segurança e anexar o arquivo com o áudio. Os conteúdos ficam armazenados de forma criptografada no dispositivo de quem efetuar a gravação e não podem ser acessados nem pelo parceiro nem pelo usuário - só pela Uber, caso haja um relato de segurança. Esses materiais também podem ser compartilhados com autoridades policiais, dentro dos trâmites legais.

5 - A Uber é o único app de mobilidade que hoje permite ao parceiro que tiver sua própria câmera veicular cadastrá-la no app para que os usuários saibam que ela está instalada no veículo, por meio de notificações, além de permitir o compartilhamento de gravações desse dispositivo com a equipe de suporte, em caso de reporte de incidente.

6 - Todas as viagens são registradas por GPS. Isso permite que, em caso de necessidade, nossa equipe especializada possa dar suporte.

7 - A Uber pede que usuários e motoristas se avaliem e há uma equipe que monitora essas informações e pode banir da plataforma usuários ou motoristas que tiverem uma média baixa de avaliações ou conduta que viole os termos e condições de uso ou o código da comunidade como, por exemplo, comportamento inapropriado ou perigoso. O time de suporte está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana pelo aplicativo e analisa caso a caso cada registro.