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Han EV elétrico chega ao Brasil

O carro chega em versão única com tabela de R$ 539.990

Foto: BYD
O modelo é o segundo carro de passeio da BYD à venda no País

A BYD é uma montadora bem jovem. Tem só 20 anos de existência - foi fundada em 2002. A Tesla, do bilionário Elon Musk, também surgiu na mesma época. O que as duas marcas têm em comum? Elas vendem carros elétricos de última geração. A norte-americana já lidera esse mercado no mundo, e a chinesa não fica atrás. Ao menos é o que mostra o Han EV, sedã elétrico que acaba de chegar ao Brasil.

O modelo é o segundo carro de passeio da BYD à venda no País. Por aqui, a chinesa acabou de chegar de forma oficial. No fim de abril, inaugurou - com o grupo Eurobike - sua primeira concessionária, localizada na Av. Cidade Jardim, um dos endereços mais nobres de São Paulo. Por ora, a marca tem na sua gama apenas carros elétricos com preços bem altos. O Han EV, por exemplo, chega em versão única com tabela de R$ 539.990.

O sedã elétrico já superou 120 mil unidades emplacadas na China desde 2020, quando estreou. Mas aqui terá apenas 50 exemplares no primeiro lote. Um dos motivos é que os SUVs tomaram conta do mercado. Por isso, a aposta maior no Tan EV, de R$ 487.590.

Com 5 metros de comprimento e 2,92 metros de entre-eixos, o Han é enorme e baixinho (1,49 m). O entre-eixos garante interior próximo ao de uma limusine. O mesmo pode se dizer do nível tecnológico. Por fora, o sedã elétrico tem faróis e lanternas com LEDs dinâmicos que dão movimento às luzes e fazem uma assinatura marcante. Por dentro, os bancos traseiros são reclináveis e há uma tela de controle que permite ajustar climatização, iluminação da cabine com múltiplas cores, bem como a distância do banco dianteiro direito. Há farto revestimento em couro.

O nível elevado de conforto e silêncio nos bancos traseiros impressiona, mas nada choca mais que o painel frontal. Ele traz duas telas Full HD, uma atrás do volante, com 12,3", outra central com tamanho de notebook médio. São 15,6" com rotação elétrica, ou seja, pode ficar horizontal ou vertical.

Embora apele mais ao luxo, o Han EV tem desempenho de esportivo alemão. O chinês usa dois motores, um em cada eixo, o que lhe garante tração integral. São 494 cv de potência e um torque de 69,3 mkgf entregue de forma instantânea. O 0-100 km/h leva 3,9 segundos, e a velocidade máxima é de 186 km/h.

Ao mesmo tempo em que acelera forte, o sedã da BYD entrega autonomia de 500 km com a carga completa pelo ciclo europeu NEDC O Han EV traz um pacote robusto de 76,9 kWh das baterias Blade. Em estações de alta potência (até 100 kW, ainda raras no Brasil), é possível repor até 80% da carga em 25 minutos. Já em estações de parede (Wallboxes), com 7 kW, a carga completa leva 12 horas.

Em nosso breve contato com o sedã, impressionou a rapidez com que ele acelera. No único trecho que nos permitiu pisar mais fundo, o empuxe foi realmente forte e até exigiu cuidado com a direção. Não por acaso, o sedã de 2,17 toneladas traz de série freios de alta performance da italiana Brembo.

Ficha técnica

-- Preço sugerido: R$ 539.990
-- Motores: dois elétricos
-- Potência: 494 cv
-- Torque: 69,3 mkgf
-- Câmbio: automático
-- Comprimento: 4,98 metros
-- Entre-eixos: 2,92 metros
-- Porta-malas: 410 litros
-- 0 a 100 km/h: 3,9 segundos