Pedro Oliveira

São João de Riachão do Jacuípe promete muita animação


Riachão de Jacuípe

"Com a filha de João/Antônio ia se casar/mas Pedro fugiu com a noiva/na hora de ir para o altar”. Esta e outras cantigas de roda são características marcantes do São João. Por isso que esses três Santos – Santo Antônio, São João e São Pedro, são os padroeiros dos festejos juninos no Nordeste do País. E é no mês de junho que o som da sanfona poderá ser ouvido em quase todo estado, e no município de Riachão do Jacuípe será melhor ainda, onde o fole vai gemer e a poeira levantar até o dia raiar.

Com investimentos na ordem de R$ 1,7 milhões, o “Arraiá da Saudade” em Riachão do Jacuípe, na região Sisaleira, a 180 km de Salvador, promete ser um dos mais animados do interior da Bahia. A programação com seis dias de duração, 21, 22, 23, 24, 25 e 26 de junho, contará com shows consagrados de artistas do forró e sertanejo, como Calcinha Preta, Dorgival Dantas, João Bosco e Vinicius, Zezé di Camargo e Luciano, além de Murilo Hiff, Forró do Tico, Fulô de Mandacaru, Del Feliz, Romeu Cabaré, Ricardo o Rei do Bar, Raylan Sapalacio, Tayrone e Olivan Monteiros, além dos melhores grupos musicais formados por filhos da terra.

Com mais de 20 atrações convidadas, o arrasta-pé terá como palco das atenções, a Praça Landulfo Alves, um dos principais cartões postais da cidade. Nesta época do ano, o espaço se transformará em uma imensa cidade cenográfica - Arraiá da Saudade - local a onde serão realizados os shows musicais e os festivais de quadrilhas e de sanfoneiros. Devido a sua grandiosidade, o São João em Riachão, tem uma diversidade rítmica muito rica o que agrada todos os tipos de público que invadem a cidade para festejar o trio de santos. A expectativa da comissão organizadora é de que cerca de 300 mil pessoas passem pelo circuito da festa.

“A nação forrozeira não titubeia quando diz que esse será o São João do reencontro. Esperamos dois anos por este momento e não temos dúvida de que os festejos juninos no município, será um dos mais animados da região sisaleira e um dos principais do interior da Bahia por conta da sua grandiosidade! Foi pensando dessa forma que construímos uma grade especial, com atrações a nível nacional, estadual, regional e local, e tenho certeza que irá agradar a todos os gêneros. A festa chega em boa hora para tirarmos esse atraso que a pandemia causou”, relata o prefeito Carlos Matos.

Para garantir a segurança e integridade do público presente, segundo o prefeito, haverá um esquema especial, envolvendo guarnições das policias: Militar, Civil e Seguranças Particulares. “Além da cidade possuir boa rede hoteleira, a procura por casas para alugar, começa a ser procurada e a economia do município já se encontra movimentada. Estamos injetando incentivos no comércio local para aquecer as vendas. O evento além de atrair os filhos da terra que moram foram do domicilio, atrairá milhares de visitantes e turistas que gostam de curtir uma boa festa em família”, comenta Carlos Matos.

Ainda segundo o gestor, os recursos que estão sendo aplicados no São João deste ano, são economias que o fez no início de seu governo para a festa de 2021, como a pandemia do coronavírus não permitiu, o dinheiro foi aplicado e promete não impactar no orçamento do município. “Antes dos artistas subirem ao palco, eles estarão com os seus caches pagos. A festa também, sofrerá algumas inovações a nível de palco, estrutural e ganhará uma belíssima decoração junina. A programação será aberta no dia 21 de junho, com festival de quadrilhas e de sanfoneiros. Outro atrativo dos festejos em Riachão, será a festa privada Forró da Mina, que costuma atrair milhares de foliões. A nossa grade fortalece a deles e vice e versa”, conclui o prefeito.