O Ativa Atelier Livre, no Rio Vermelho recebe no próximo dia 2 de abril, sábado, a partir das 16h, a mostra individual “Árvore de Mim”, da artista visual e fotógrafa Ulla von Czékus, onde ela expõe trabalhos de duas séries fotográficas: “A Dúvida” e “Arredores”.
Com curadoria de Fábio Gatti, a exposição, que estará aberta ao público de 3 a 24 de abril, reúne sete imagens da série “Arredores”, impressas em papel fotográfico e a instalação “A Dúvida”, constituída de várias imagens diferentes recompostas a partir do arquivo fotográfico de família da artista e impressas em tecido.
“Todo o trabalho é fotografia e uso técnicas diversas para obter os resultados desejados. Produzo imagens a partir de apropriações de fotos existentes no meu arquivo pessoal de família, assim como fotografias de autorretrato que podem ser pensadas sob a ótica da fotografia encenada, revela Ulla von Czékus, que conta que ambos os trabalhos tiveram suas particularidades no que diz respeito ao modo como ele foram concebidos, elaborados e finalizados.
Para “Arredores” a questão principal estava no modo como ela conseguiria estabelecer uma relação com as plantas, entendidas como a própria natureza, da qual a artista também faz parte. “Meu impulso criativo se direcionou para a produção de autorretratos que apontam para uma reflexão entre natureza versus cultura”, reflete Ulla.
Já “A Dúvida” é uma pesquisa que teve como embrião a relação afetiva entre a artista e sua avó materna, Anália. “Mergulhei no arquivo de fotografias de família que possuo, o qual conta com cerca de duas centenas de itens entre imagens, objetos, cartas e documentos, para com ele reconstruir essa nossa memória ao longo de todos esses anos” diz Ulla von Czékus.
Mas apesar dos dois trabalhos terem questões específicas, eles se entrelaçam no que diz respeito à ideia de tempo. Esse tem sido o elemento principal das pesquisas visuais de Ulla, com fotografia, há quase uma década.
A exposição “Árvore de Mim” nasceu da vontade conjunta de Ulla, de Lanussi Pasquali, que está à frente do Ativa Atelier Livre, e de Fábio Gatti, com quem a artista faz cursos no espaço do Atelier desde 2020. A partir da inauguração da “A Galeria”, que hoje existe no espaço, foi se fortalecendo a ideia de uma exposição individual dos trabalhos de Ulla von Czékus surgidos no âmbito das suas atividades dentro do Ativa Atelier Livre. E assim a artista convidou Fábio Gatti para assinar a curadoria, uma vez que ele a tem acompanhado desde o início e a orientado junto aos processos criativos em fotografia.
Sobre Ulla von Czékus
Ulla von Czékus nasceu em Salvador. Da mãe herdou o prazer e o fascínio pelo cultivo das plantas. Influenciada por seu pai – fotógrafo por hobby que adorava produzir imagens dos momentos familiares –, desde criança, aproximou-se da visualidade da fotografia. Quando adulta, conjugou esses dois fazeres em um só para reflexionar sobre a transformação da vida mesma.
Explora, em seus trabalhos, não apenas imagens em estúdio do universo da botânica, mas também uma conversação entre a característica indelével do tempo e a impermanência da vida humana – idêntica às das folhas, frutos, sementes que fotografa. Hoje, seu trabalho se debruça sobre pensar a vida como experiência contínua diante de suas resplandecências e, concomitantemente, de sua marcante efemeridade.
Anote :
“Árvore de Mim” – exposição de Ulla von Czékus
Curadoria: Fábio Gatti
Local: A Galeria, Ativa Atelier Livre - Rua Tupinambás, 432 - Rio Vermelho - Salvador, BA
Abertura: 02/04, das 16h, às 21h
Período da exposição: 03 a 24/04/2022 - visitação: de quarta à sexta das 15 às 19h, e aos sábados das 09 às 12h
O evento de abertura obedece às regras da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador em relação à pandemia do novo coronavírus e, para ter acesso ao vernissage ou visitar a exposição é necessária a apresentação do passaporte vacinal. Todas as atividades relativas à mostra Árvore de mim são gratuitas e abertas ao público.