Um ônibus que transportava cerca de 50 cidadãos ucranianos capotou em uma estrada na Itália, deixando ao menos um morto e vários feridos, neste domingo (13 de março).
Segundo as autoridades locais, o acidente ocorreu pouco antes das 6h45 da manhã (horário local) na autoestrada A14 no trecho entre Cesena e Valle del Rubicone, no quilômetro 101, em direção a Ancona.
Uma mulher morreu após ter ficado presa debaixo do ônibus.
Nenhum outro veículo está envolvido na tragédia. A polícia italiana apura as causas do acidente.
As operações de resgate ainda estão em andamento. Os bombeiros informaram que ao menos 21 viajantes saíram ilesos do acidente e não precisaram de assistência médica. Alguns passageiros foram levados para um hospital da região.
O grupo tentava fugir da guerra na Ucrânia, que chegou ao seu 18º dia. Segundo o Ministro do Interior da Itália, quase 35 mil ucranianos já chegaram ao país desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro.
Quase 35 mil ucranianos já fugiram para a Itália desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro, informou o Ministério do Interior neste sábado (12).
Segundo dados divulgados pelo governo italiano, 3.564 refugiados chegaram no último período de 24 horas, elevando o total para 34.851, sendo 17.685 mulheres, 14.126 menores de idade e 3.040 homens.
Para efeito de comparação, cerca de 67 mil deslocados internacionais desembarcaram na Itália via Mediterrâneo em 2021 inteiro. Em 2022, o número de migrantes forçados que entraram no país pela via marítima é de 6 mil, segundo o Ministério do Interior, cinco vezes menos que o total de ucranianos.
Conforme dados divulgados pela ONU, a guerra na Ucrânia já gerou mais de 2,5 milhões de refugiados, até o momento. O principal destino é a Polônia, que acolheu 1,5 milhão de pessoas.