Veículos

Entenda por que o preço do carro novo continua subindo no País

As montadoras estão sendo direcionadas para dar lucro e refazer o caixa

Fiat Toro: R$ 23.500 mais caro

A evolução dos preços dos carros novos está assustando os brasileiros. Sobretudo os valores dos super lançamentos. É uma questão matemática: um SUV compacto que custava na faixa de R$ 70 mil em 2020, agora tem tabela a partir de R$ 100 mil. Isso para falar de modelos com versões mais básicas e motores aspirados. Com turbo e equipamentos modernos, os valores já chegam a patamares impensáveis no início da pandemia.

Em fevereiro, o "Jornal do Carro", do "Estadão", trouxe um levantamento feito pela a KBB (Kelley Blue Book Brasil), consultoria especializada em precificação de veículos. O estudo apontou que, em média, os reajustes feitos pelas montadoras foram de 25,4% até um pico de 35%. Neste estudo, o modelo que mais subiu de preço foi o Hyundai Creta, sobretudo porque o SUV feito em Piracicaba (SP) ganhou nova geração, ficando mais sofisticado.

Dos últimos lançamentos de maior relevância, todos encareceram rapidamente logo após chegarem às lojas. O Fiat Pulse, por exemplo, estreou em outubro de 2021 a partir de R$ 79.990. Atualmente, o SUV da marca italiana parte de R$ 87.990 - ou seja, está R$ 8.000 mais caro. Já a versão de topo de linha Impetus 1.0 turbo tinha tabela de R$ 115.990 e agora já alcança R$ 123.490 - isso em cerca de seis meses.

Para ilustrar essa conta, o "Jornal do Carro" traz uma tabela que mostra a evolução dos preços (veja abaixo). A maioria da lista estreou em 2021, mas há outros modelos anteriores com boa saída, caso da líder de vendas Fiat Strada e do Chevrolet Tracker, que trocaram de geração em 2020. E do Volkswagen T-Cross, que estreou em 2019 e foi líder de vendas dos SUVs no ano seguinte. Os valores são da versão de entrada, o famoso "a partir de".

Segundo o economista e coordenador dos cursos automotivos da Fundação Getulio Vargas (FGV), Antônio Jorge Martins, a partir de 2021 as montadoras estão sendo direcionadas para dar lucro e refazer o caixa. E a falta de semicondutores fez com que as marcas começassem a priorizar seus carros mais tecnológicos. "Por isso não teremos mais os populares", diz.

"Agora é necessário gerar resultados. Daí essa estratégia de semicondutores nos carros premium, com maior conteúdo tecnológico. Outro ponto é que a pandemia gerou aumentos de custo com contêineres, bem como com logística. Além disso, teve o aumento de dólar dos Estados Unidos, que subiu de um patamar de R$ 4,00 para R$ 5,60", afirma Martins.

Ou seja, além dos custos maiores com componentes importados, há uma nova estratégia de vender carros mais tecnológicos. E os SUVs compactos, que já respondem por metade das vendas de carros novos no País, estão puxando a fila, com recursos semiautônomos, como frenagem automática de emergência e faróis adaptativos, e também conectados à internet.

Para o professor da FGV, o mercado só vai se readequar quando a oferta de carros novos se normalizar. Neste início de ano, a falta de chips e outros componentes continua a atrapalhar várias fábricas no País, que não conseguem entregar alguns veículos.

Modelo Lançamento Em Fevereiro Diferença
Fiat Pulse R$ 79.990 R$ 87.990 R$ 8.000
Novo Creta R$ 107.490 R$ 116.990 R$ 9.500
Jeep Comander R$ 199.990 R$ 212.990 R$ 13.000
Corolla Cross R$ 139.990 R$ 161.990 R$ 22.000
Jeep Compass R$ 139.990 R$ 158.990 R$ 19.000
Fiat Toro R$ 114.590 R$ 137.990 R$ 23.500
Hyundai HB20 R$ 56.890 R$ 71.590 R$ 14.700
Fiat Strada R$ 67.490 R$ 90.990 R$ 23.500
VW T-Cross R$ 97.490 R$ 108.890 R$ 11.400
Chevrolet Tracker R$ 87.490 R$ 109.970 R$ 22.480

Governo reduz IPI

O Governo Federal anunciou uma redução de até 25% das alíquotas gerais do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). A tarifa, que engloba diversos produtos da indústria nacional como, por exemplo, eletrodomésticos, também afeta o setor automotivo. Isso porque, com o corte, os preços dos carros 0-km tendem finalmente a diminuir.

No entanto, de acordo com a nota oficial, as políticas de incentivo vigentes - que já oferecem benefícios para a indústria automobilística - podem fazer com que alguns veículos não atinjam o valor máximo da redução. Por isso, o bônus para o setor será de 18,5%.

Nesse cálculo, o imposto para carros com motor 1.0 vai diminuir dos atuais 7% para 5,7%. Ou seja, uma diferença de 1,3% no valor final do automóvel. Já para modelos com motores maiores, a conta dependerá da regra pré-estabelecida para o IPI.

O decreto federal, de número 10.979, anunciado pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, foi publicado no Diário Oficial da União e já está valendo. Assim, é esperado que os preços dos carros já comecem a cair. Contudo, mesmo com o anúncio, não se sabe ao certo quais serão as mudanças.

Importante lembrar que, uma década atrás, tivemos a redução do mesmo imposto, que, na época, foi crucial para os recordes de vendas registrados no mercado brasileiro. Depois que o IPI reduzido acabou, a indústria encolheu consideravelmente.

Para o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, a iniciativa é ótima, principalmente, na situação atual. "É sempre muito bem-vinda qualquer proposta que alivie a pesada carga tributária que incide sobre a indústria de transformação no Brasil, sabidamente uma das mais elevadas do mundo", diz a nota.

Na constante evolução dos preços de carros novos, a redução do IPI pode ser um alívio em um mercado inflacionado. No entanto, não é possível prever qual será o real impacto nos valores dos automóveis. Mas, podemos fazer uma estimativa dessas reduções.

Abaixo, separamos a lista dos 10 modelos mais vendidos de 2021 e fizemos a conta para entender como a redução de 1,3% afetará os valores nas versões de entrada. Porém, é importante lembrar que é apenas um valor aproximado, visto que o abatimento pode mudar de acordo com os diferentes conjuntos mecânicos.

No "top 10", o corte será de até R$ 2 mil. Como é o caso, por exemplo, do SUV Jeep Compass, que pode baixar de R$ 164.280 para R$ 162.144. Ou seja, cerca de R$2.135 de redução. Já o Hyundai HB20, carro de passeio mais vendido de 2021, o desconto será de cerca de R$ 969. Assim, o valor cairá de R$ 74.590 para R$ 73 620.

A Fiat Strada, líder geral com mais de 100 mil emplacamentos, vai baixar a tabela para cerca de R$ 92.851 com o IPI reduzido, enquanto o Chevrolet Onix, que ainda se recupera da crise de semicondutores, terá o preço reduzido para algo como R$ 72.929.