Educação / Livros

Instituto Geográfico e Histórico realiza curso sobre história de Salvador

Online pela plataforma Zoom

Foto: Uiler Costa
Salvador

Terá início nesta sexta (4) de março, e segue até o dia 31, o curso virtual “Salvador, evolução urbana e condicionantes naturais". As Aulas, com carga horária de 40 (quarenta) horas, serão realizadas de segunda a sexta, das 17h às 19h (plataforma zoom), e ministradas pelo historiador, geólogo e mestre em Geologia, Rubens Antonio, para comemorar os 473 anos da capital baiana. O link de inscrição está disponível no site www.ighb.org.br 

Promovido pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, a proposta é apresentar a relação entre as formas do relevo e a urbanização, tomando como referência a Cidade do Salvador. 

Entre os assuntos que serão debatidos estão a Geologia e a Geomorfologia de Salvador, os rios da capital, a formação dos bairros - de Itapuã a Amaralina, Paralela, Rio Vermelho a Barra e à Vitória, Avenidas de vale, Campo Grande a Castro Alves, Castro Alves ao Carmo, Carmo a Liberdade, do Comércio a Calçada; referências da Calçada ao Lobato, alguns eventos históricos, destacando o primeiro povoamento, a fundação da cidade, os ataques holandeses, a Guerra de Independência, a rebelião Malê, a Sabinada.