57 ucranianos morreram e 169 ficaram feridos em quase 24 horas de conflito com a Rússia, segundo informações do Ministério da Saúde da Ucrânia.
A assessoria de imprensa do Serviço de Guarda de Fronteiras informou que a ilha Zmiiny, localizada no Mar Negro, foi capturada pelas forças russas.
13 guardas de fronteira ucranianos foram mortos na luta pelo controle da ilha, de acordo com o conselheiro do Ministro do Interior, Anton Herashchenko.
Militares ucranianos afirmam ter destruído uma equipe russa de assalto de desembarque. “A equipe russa de desembarque no aeroporto de Gostomel [a menos de 10 km da capital Kiev] foi completamente destruída. A instalação está sob total controle das Forças Armadas”, diz uma mensagem transmitida pelo Centro de Comunicações Estratégicas e Segurança da Informação.
Valeriy Zaluzhny, comandante em chefe das Forças Armadas da Ucrânia, postou no Facebook que um pelotão de reconhecimento da 74ª Brigada de Rifle Motorizado da Federação Russa rendeu-se às Forças Armadas da Ucrânia nas proximidades de Chernihiv, no norte do país.
As tropas russas assumiram o controle da Zona de Exclusão de Chernobil, informou o primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmygal. "Infelizmente, devo informar que agora a zona de Chernobil, a chamada zona de exclusão, e todas as instalações da usina nuclear de Chernobil foram tomadas sob controle por grupos armados russos", disse o primeiro-ministro.
Não há vítimas, de acordo com a gestão da central nuclear de Chernobil.
Os russos estão tentando invadir o território da Ucrânia da Bielorrússia
A situação na região de Donetsk é tensa, mas controlada pelas Forças Conjuntas Ucranianas, informa o Estado Maior das Forças Armadas Ucranianas. As tropas russas continuam os bombardeios intensivos.
Apesar de numerosos ataques aéreos, de artilharia e mísseis, bem como de um grande número de veículos blindados, as tropas russas "não conseguiram avançar mais profundamente na Ucrânia na parte leste do país. Os militares ucranianos conseguiram repelir os ataques e manter todos os principais locais e infraestruturas", garantem militares ucranianos.
Combates ferozes estão acontecendo na região de Luhansk, perto das cidades de Shchastya, Stanytsia Luhanska, Lobacheve, Bilovodsk, Starobilsk.
Durante a batalha por Shchastia, dois tanques russos foram destruídos e um tanque e um canhão ZU-23-2 capturados pelas forças ucranianas.
Soldado ucraniano segura a bandeira do país
Perto de Sentyanivka, a artilharia ucraniana parou a coluna mista russa de veículos blindados, caminhões e vários sistemas de lançadores de foguetes.
Na região de Donetsk, há intensos combates perto de Novotroitske, Novognativske, Pavlopiv e Pischevyk.
Até agora, não houve novas tentativas das tropas russas de romper as linhas de defesa, também há uma diminuição na atividade de fogo em algumas direções.
Cortina de ferro
O presidente ucraniano Volodmir Zelenski disse que uma “nova cortina de ferro” está caindo e fechando a Rússia do “mundo civilizado” depois que ela invadiu a Ucrânia.
Ele fez seus comentários em um discurso em vídeo ao povo ucraniano no qual usava um uniforme militar e não seu terno usual.
"O que ouvimos hoje não são apenas explosões de mísseis, combates e o estrondo de aeronaves. Este é o som de uma nova cortina de ferro, que caiu e está fechando a Rússia do mundo civilizado”, disse.