O deslizamento de terra, causado por fortes chuvas, foi registrado no município de Dosquebradas, próximo à cidade de Pereira, no departamento de Risaralda, região cafeeira do centro do país e deixou 35 feridos, um número incerto de pessoas desaparecidas e 4 casas soterradas.
Depois do desabamento que afetou a comunidade do bairro de La Esneda, relatório atualizado indica que 35 pessoas ficaram feridas, 14 morreram e uma está desaparecida, disse a estatal UNGRD em sua conta no Twitter.
As autoridades locais relataram a retirada de moradores de 52 casas localizadas na área do deslizamento, onde o Rio Otún transbordou e inundou a região.
A mesma área foi afetada por uma tragédia semelhante em 6 de outubro de 1976, que custou a vida de 71 pessoas no bairro Risaralda, na Avenida del Río, então a história se repetiu, desta vez no bairro La Esneda, localizado na Avenida del Río com a Rua 27.
Na parte superior da encosta onde ocorreu a tragédia existe um canal de água que, segundo as autoridades de gestão de risco, foi alterado por uma pessoa, causando o deslizamento de terra. Além disso, as chuvas recentes saturaram o terreno, o que provocou o deslizamento.
Deslizamentos de terra e inundações são frequentes no país sul-americano, de 50 milhões de habitantes.
Uma série de desabamentos e cheias devastaram a cidade de Mocoa em abril de 2017, deixando pelo menos 322 mortos, 71 desaparecidos e mais de 4.500 afetados, a pior tragédia natural da história recente da Colômbia.