Saúde

Conheça 3 tipos de dores que podem afetar a coluna vertebral

Ortopedista detalha alguns sintomas de dor nas costas e explica suas principais características

Foto: ?ygimantas Dukauskas | Unsplash/Creative Commons
As dores surgem como um sinal de alerta

A dor nas costas é um sintoma relativamente comum já que pode estar associado a diversos fatores como má postura, esforços repetitivos, cansaço, estresse e, em casos mais graves, doenças que afetam a coluna vertebral.

O ortopedista André Evaristo Marcondes, especialista em cirurgia de coluna no Hospital Sírio-Libanês, ressalta que as dores surgem como um sinal de alerta para algo que precisa ser corrigido.

“Na dor, é importante consultar o seu médico, pois em consulta fazemos a anamnese, para conhecer o histórico do paciente, e exame físico, para identificar o tipo e a causa. A partir daí seguimos com as orientações apropriadas para cada caso”, comenta o ortopedista.

Conheça 3 tipos de dor que podem afetar a coluna vertebral e saiba seus principais sintomas.

Lombalgia

É o nome que se dá para a dor nas costas localizada na região lombar. Está entre as causas mais comuns de problemas de saúde em todo mundo. Afeta jovens e adultos, com impactos significativos para os aspectos do bem-estar físico, psicológico, emocional e social do paciente, além de fatores econômicos. 

"Seus principais sintomas são: dor local ou irradiada para membros inferiores. A cervicalgia pode irradiar para membros superiores, contrações e inflamação na região da lombar. Pode ser aguda: tem duração de até 3 meses, crônica mais de 3 meses. Pode ser intensa ou fraca, pode ser contínua ou esporádica, às vezes é em queimação, cólica ou sensação de aperto", explica o especialista

Cervicalgia

Dor no pescoço e ombro que pode variar de intensidade e que nem sempre está associada a uma doença. A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 37% da população brasileira terá lesões na coluna cervical, somente pela má postura no uso do aparelho celular, com a cabeça abaixada.

“O excesso de tempo nessa posição é prejudicial, pois exige um esforço maior da coluna para sustentar o peso da cabeça em inclinação. Quando está em posição reta, é exercido um peso de cerca de 5 quilos sobre a coluna. Com a inclinação, esse número aumenta em até 6 vezes”, explica o médico.

Seus principais sintomas são: dor ao movimentar a cabeça, tonturas, dor na nuca que pode se estender aos ombros e braços e formigamento no pescoço, no dorso e nos membros superiores. Podem surgir sintomas mais graves, como alteração de força nos braços e nas pernas, alteração de sensibilidade e equilíbrio, além de perda de coordenação motora.

Deformidade 

A escoliose é uma doença que afeta a coluna vertebral e mexe com o seu alinhamento natural: provoca um desvio que pode ou não acompanhar uma rotação tridimensional da coluna. Dessa forma, “o paciente afetado convive com o desnivelamento do tronco, mais perceptível nos ombros e cintura. Em casos de rotação da coluna, essa deformidade também é notada na irregularidade das mamas e caixa torácica”, explica o ortopedista Dr. André Evaristo, especialista em coluna no Hospital Sírio-Libanês. 

A escoliose pode ser dividida em: idiopática, quando se desconhece a causa específica; congênita, que acompanha a pessoa desde antes do seu nascimento; de ordem neuromuscular, decorrente de doenças como a paralisia cerebral e as distrofias; traumática, por sequela de fratura ou de lesão medular por trauma e finalmente, a degenerativa, pela degeneração assimétrica da coluna com o envelhecimento, que aparece em uma parcela da população idosa; outros tipos de escoliose também existem, mas são mais raros.

"No atendimento em consultório, a esmagadora maioria dos casos são decorrentes de: escoliose idiopática do adolescente e escoliose degenerativa do idoso. Muitas vezes não é possível prever a evolução da deformidade, mas vários critérios clínicos e radiológicos, além de padrões estatísticos específicos de cada curva, indicam de maneira relativamente precisa as características de progressão de cada doença, permitindo que as medidas necessárias sejam adotadas, em especial quando o diagnóstico, o acompanhamento e o início de tratamento se dão de maneira precoce", finaliza o Dr. André Evaristo. 

Seus principais sintomas são: deformidade física, espasmos, inclinação para um dos lados prejudicando a movimentação e desconforto muscular.