Pedro Oliveira

Sisal, ouro e pedra, são os maiores geradores de receita em Santaluz

“Consideramos Santaluz a ‘estrela da região sisaleira’. É um município que tem um potencial de crescimento muito grande e vamos torna-lo referência regional”, garante o médico Arismário Barbosa Junior, prefeito luzense ao anunciar vários projetos para a cidade, dentre eles a construção de um novo hospital e um Centro de Especialidade Medica. Profissional conceituado ele afirma: “o que mais amo é fazer medicina, e não vejo como passar pela prefeitura sem executar essas obras”. Além disso, projeta um shopping popular que deverá ter 120 lojas e gerar muitos postos de trabalho.

O sisal, ao lado de pedras para paralelepípedo e ouro, explorado por mineradoras e garimpos, são os maiores geradores de receita, todavia há falta de mão-de-obra qualificada. “Estamos buscando recursos para poder preparar a população para atuar na mineradora e outras empresas que virão se instalar. Queremos atrair empresas varejistas e fabricas e já fizemos proposta de incentivos fiscais para uma fábrica de calçados” relata Barbosa.

A prefeitura pretende em parceria com uma mineradora existente oferecer cursos de capacitação para jovens postulantes ao primeiro emprego que poderá ser exercido nessa mesma empresa. “A prefeitura deve investir este ano R$30 milhões em obras no município em parceria com o governo do estado, absorvendo assim mão-de-obra local e gerando muitos empregos”, argumenta o gestor.

Mas sua atenção também está focada na infraestrutura urbana já que “quando chove vários bairros ficam alagados” e na educação com a previsão de amplo trabalho de melhoria e modernização de unidades da rede escolar e do Centro Poliesportivo. Em parceria com o governo do estado e recursos de R$15 milhões, está sendo construída uma moderna unidade escolar no distrito de Pereira. Com recursos próprios ele pretende avançar na saúde, educação e agricultura familiar, o que inclui a construção de novas barragens “garantindo água para aqueles que têm um pequeno pedaço de terra e querem produzir”.

Terra de Mario Felipe ‘Onça’- zagueiro que foi capitão e ídolo do Flamengo e de Carlos, que defendeu o Atlético Mineiro e hoje atua na Arábia Saudita, SantaLuz tem agora um projeto de incentivo ao esporte amador, através da “bolsa atleta” visando a formação de jovens em diversas modalidades esportivas. Carlos deverá ser Embaixador do Esporte Luzense no exterior, outra forma de incentivar a prática esportiva no município. ‘Acreditamos muito no esporte e pretendemos promover campeonatos rurais, de bairros e o certame municipal. Vamos movimentar o território luzense através do esporte e apoiar atletas que tenham potencial de desenvolvimento no cenário nacional”, conclui Arismário Barbosa Junior.