Brasil

Sensação térmica de 50 graus no Rio e recorde em Florianópolis

A sensação térmica é a combinação da temperatura com outros fatores meteorológicos

Foto: Fernando Frazão | Agência Brasil
No termômetro, 39 graus (a máxima chegou a 39,2º)

A sensação térmica no município do Rio de Janeiro ultrapassou 50°C nessa terça-feira, 18, batendo o recorde de todo o verão, iniciado em dezembro. Ela chegou a 50,8°C em Jacarepaguá (zona oeste), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A sensação térmica é a combinação da temperatura com outros fatores meteorológicos, como o vento, e corresponde à percepção que as pessoas têm da temperatura naquele ambiente.

A temperatura também foi recorde, mas apenas deste ano: chegou a 38,5°C no mesmo bairro da zona oeste. Os recordes anteriores tanto de temperatura como de sensação térmica no ano haviam sido registrados na segunda-feira, 17, no mesmo local: 36,2°C e 49,7°C, respectivamente.

Segundo o Inmet, o calor vai continuar no Rio de Janeiro nesta quarta-feira, 19, com possíveis pancadas de chuva típicas de verão no final do dia.

Para a quinta-feira (20), feriado de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, o sistema prevê que uma corrente de ventos mais frescos vindos do oceano amenizará um pouco o calor. A temperatura máxima deve ficar em torno de 34°C.

Outro recorde

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 34,8°C de temperatura máxima em Florianópolis nesta terça-feira, 17 de janeiro, na estação de São José. Este é o novo recorde de calor em Florianópolis para 2022, até agora. O recorde de calor foi batido pelo segundo dia consecutivo, pois o recorde anterior era de 33,9°C, em 16 de janeiro.

A tarde de 18 de janeiro foi a mais quente em Florianópolis desde 24 de fevereiro de 2019, quando a temperatura chegou aos 38,3°C. Em 2021, a maior temperatura na capital catarinense foi de 33,6°C, no 4/2/2021

Florianópolis, e o litoral catarinense, têm uma quarta-feira com predomínio de sol e não há previsão de chuva. O litoral de Santa Catarina segue semana com sol e calor, com pancadas de chuva e raios a partir da tarde na quinta, 20, na sexta, 21 e no domingo, 23 de janeiro. Em Florianópolis, a temperatura alcança sempre um pouco mais do que 30°C, mas não há previsão de novos recordes.

Já pelo interior de Santa Catarina, a semana segue com sol, calor e pancadas de chuva com raios a partir da tarde. Há risco de chuva forte até a quinta-feira, mas na sexta e no fim de semana, a chance de temporais é baixa.

Áreas do Rio Grande do Sul e do Paraná ficaram entre as mais quentes do Brasil nesta terça-feira, 18 de janeiro. Cidades gaúchas voltaram a registrar mais de 40°C. Com 41,1°C , Santa Rosa teve a maior temperatura no país no dia 18 de janeiro.

5 maiores temperaturas no Brasil em 18/01/2022 (Inmet)

-- Santa Rosa (RS): 41,1°C
-- São Luiz Gonzaga (RS): 40,7°C
-- Jardim (MS): 39,2°C
-- Foz do Iguaçu (PR): 38,8°C
-- Santo Augusto (RS): 38,7°C
-- Rio de Janeiro/Marambaia (RJ): 38,5°C

5 capitais mais quentes no Brasil em 18/01/2022 (Inmet)

-- Rio de Janeiro (RJ): 38,2°C (recorde de calor para 2022)
-- Cuiabá (MT) : 35,1°C
-- Florianópolis (SC): 34,8°C (recorde de calor para 2022)
-- São Paulo (SP): 33,4°C
-- João Pessoa (PB): 33,0°C

Previsão do tempo

Esta quarta-feira (19) promete ser mais um dia quente e úmido sobre o Brasil, com condições para chuva em quase todos os estados, segundo previsões da Climatempo. 

Quase todo o país tem um dia com períodos de sol, calor e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte em vários estados, de todas as Regiões.

Quarta-feira com sol e sem previsão de chuva no sudoeste do RS, no litoral norte do RS, no litoral sul de SC e região de Florianópolis, no noroeste de MG, no Oeste e Vale do São Francisco (BA), em PE e na PB.

Dia com muitas nuvens, chuva a qualquer hora e períodos de sol na faixa litorânea desde o AP até o CE, no nordeste e leste do AM e no leste do PA

As temperaturas máximas deverão se manter elevadas em grande parte do Brasil, pelo menos, até o dia 23 de janeiro, com destaque para as regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

O calor intenso é um dos motivos que tem permitido a ocorrência de fortes pancadas de chuva sobre o Sul do Brasil nos últimos dias. As pancadas de chuva vão continuar ocorrendo nos dois estados no decorrer da semana, mas não é possível prever com antecedência a ocorrência de uma microexplosão, como ocorreu em Guaíba no dia 17 de janeiro de 2022.