Agenda / Artes Visuais / Brasil

Casa Mário de Andrade lança novo projeto

Faces de um Brasil Contemporâneo valoriza a diversidade identitária brasileira.

Foto: Divulgação
Márcia Kambeba
Márcia Kambeba

O Centro de Referência do museu Casa Mário de Andrade, integrante da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis, lança o projeto Faces de um Brasil Contemporâneo.

Os eventos ocorrerem nos dias 19 e 26 de janeiro, e 2 e 9 de fevereiro, sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h.

O projeto Faces de um Brasil Contemporâneo, ao longo de 2022, tem por objetivo viabilizar ações inclusivas e dedicadas a valorizar a diversidade identitária brasileira, por meio de cursos e palestras que promovam a acessibilidade de artistas e escritores vindos de grupos desprivilegiados da sociedade. Também é um caminho para apontar contrapontos e sugerir atualizações do que seria a Semana de Arte Moderna se ela fosse realizada nos dias de hoje.

No evento de lançamento, on-line pelo Zoom e com inscrição aberta até 19/01, a mediação será feita por Marcelo Tupinambá, coordenador da programação cultural da Casa Mário de Andrade.

As atividades estarão divididas da seguinte forma:

19/01 - Tema Artes e literatura indígena contará com a participação de Márcia Kambeba, indígena do povo Omágua/Kambeba, ouvidora geral da Prefeitura de Belém (PA) e escritora, e Daniel Munduruku, escritor e professor paraense, pertencente ao povo indígena Munduruku, e doutor em Educação pela USP;

26/01 - Patrimônio afro-brasileiro será debatido por Tadeu Kaçula, sociólogo, pesquisador e escritor, e Abilio Ferreira, jornalista e coautor de livros como o "Tebas: um negro arquiteto na São Paulo escravocrata" (2019);

2/02 - Arte urbana e grafite como expressão artística contemporânea será o tema central da conversa entre Artur Spada, empresário e diretor do bloco carnavalesco Bateria Bem Bolada, e Bento Andreato, sócio da Andreato Comunicação e Cultura e diretor executivo do Almanaque Brasil;

9/02 - Tema Artes, performance e cultura LGBTQIA+ reunirá Victor Kinjo, compositor, cantor e pesquisador pós-doutor no IEA-USP/ Centro de Síntese USP Cidades Globais, e Lufe Steffen, cineasta, roteirista e jornalista que vem produzindo obras ligadas ao público LGBT desde os anos 1990.

E para iniciar a parte das ações formativas, Faces de um Brasil Contemporâneo traz o curso Panorama do cinema indígena, voltado à análise das produções cinematográficas realizadas por diretores indígenas. A cada encontro, um cineasta indígena convidado (a) fará uma breve apresentação profissional, seguida da exibição de trechos de seus filmes.

As aulas estão programadas para os dias 20 e 27 de janeiro, 3 e 10 de fevereiro, quintas-feiras, das 19h às 21h, pelo Zoom, com a mediação de Cristina Flória, especializada em Gestão Cultural pelo Senac/SP, cientista social pela PUC-SP e dirigiu o documentário Piõ Höimanazé - a mulher Xavante em sua arte. A inscrição fica aberta até 19 de janeiro. Informações pelos telefones (11) 3666-5803 | 3826-4085.

Anote

Projeto Faces de um Brasil Contemporâneo -- lançamento do Centro de Referência da Casa Mário de Andrade}
Com Daniel Munduruku, Márcia Kambeba, Tadeu Kaçula e mais
Quartas-feiras, 19 e 26 de janeiro e 2 e 9 de fevereiro, das 19h às 21h
Mediação: Marcelo Tupinambá (Casa Mário de Andrade).
Inscrição aberta até 19/01 
Plataforma Zoom | 250 vagas | Grátis