Esportes

Paulo Sousa comanda primeiro treino como técnico do Flamengo

Português de 51 anos assinou contrato por duas temporadas

Foto: Felipe Patiño | CRF
Paulo Sousa, no Ninho do Urubu

O português Paulo Sousa comandou, na manhã desta terça-feira (11 de janeiro), seu primeiro treino à frente do Flamengo. O treinador estava no comando da Seleção da Polônia e se desligou para treinar Rubro-Negro carioca. Ele terá pela frente as disputas do Campeonato Carioca, Supercopa do Brasil, Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil.

Paulo Sousa foi apresentado oficialmente nessa segunda-feira (10), no Ninho do Urubu. O técnico chegou cedo ao CT e recepcionou o elenco profissional, que retornou das férias e iniciou a preparação para a temporada 2022.

No período da manhã e da tarde, os jogadores foram submetidos a exames e avaliações, assim como testes para covid-19. Apenas um atleta testou positivo e foi dispensado para iniciar a quarentena.

Veja o que disse Paulo Sousa

Sobre abrir mão de ser treinador na Copa do Mundo - "Foi o entusiasmo, a grandeza do clube, a possibilidade de ganhar títulos pelo Flamengo e a possibilidade de escrever outras páginas vitoriosas na história do clube. Eu quero estar na história do Flamengo”.

Pedro e Gabigol juntos - “Penso que temos três atacantes muito fortes. Claro que só depois de trabalhar em campo é que vamos entender a capacidade de cada um. Só depois dessa interação é que vamos tomar as decisões. Em outros clubes, eu joguei com três atacantes".

Bruno Henrique - "É muito forte, tem muita qualidade dentro da área e de gol. Gosto de ver minha equipe criando oportunidades. Marcando mais gols que nossos adversários, ganhamos o jogo. Quero criar oportunidades para que o time possa fazer muitos gols”.

Esquema tático preferido - “Para mim, esquemas táticos não são dinâmicos, são estáticos. O sistema não é o mais importante. Temos jogadores muito inteligentes, com muita capacidade de entender o jogo e ocupar os espaços. Pretendo ter um time protagonista, dominador, que pressione constantemente e com boa capacidade de jogo com a bola. Que fique o máximo possível perto da área adversária, e quando perder a bola, recuperá-la rapidamente. Esses são os conceitos que precisam ser mais valorizados do que o esquema”.