Um grupo de professores da Universidade Federal do Piauí preparou um manual de Libras-Língua Brasileira de Sinais para as disciplinas de Ciências e Biologia nas escolas, com destaque para "a célula e o corpo humano".
Na apresentação é explicado que surdez é a perda parcial ou total da audição, causada pela má-formação (causa genética), por lesão na orelha ou na composição do aparelho auditivo. A pessoa surda, é aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, e que, principalmente, manifesta sua cultura por meio da Língua Brasileira de Sinais.
O manual destaca a visão preconceituosa da sociedade em relação à pessoa surda. Há relatos que na sociedade antiga os surdos não eram considerados como seres humanos, não tinham direitos, não poderiam frequentar os mesmos lugares que ouvintes nem ser educados.
Estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí/Campus Ministro Reis Velloso, notaram algumas das dificuldades dos surdos na escola, tais como a inexistência de recursos, o despreparo de professores, a falta de intérprete na sala de aula, a transmissão de conteúdo sem contextualização, devido à inexistência dos sinais, o que motivou a preparação do manual.
-- Baixe o Manual de Libras para Ciências (em PDF)