Comportamento

3 rituais da umbanda que você pratica sem saber qual a origem

O ritual umbandista faz parte da tradição de muitos brasileiros

Foto: Junior Reis | Unsplash/Creative Commons

De onde vem o branco do réveillon?

O dia nacional da umbanda é celebrado nesta segunda-feira (15 de novembro). A umbanda é uma religião brasileira e sua origem reúne características de outras religiões, como a cristã, espírita, indígenas e as de matriz africana. 

Para celebrar o dia, o Astrocentro, maior comunidade online de esoterismo do Brasil, lembra três rituais da umbanda que você provavelmente pratica sem saber qual a origem. 

1 - Durante as celebrações do ano novo, por exemplo, é comum seguir alguns ritos que passam de geração para geração, com o objetivo de atrair boa sorte para o próximo ano e muitas vezes sem questionar o seu propósito ou significado. Entre os rituais celebrados na praia, o mais comum é pular as sete ondas.

Alguns, pulam com o pé direito; outros enquanto pulam arremessam moedas douradas no mar; mas no geral, mentalizam coisas positivas e fazem pedidos aos céus. Esse ritual é um ato umbandista que simboliza as sete vibrações divinas. Para os que seguem a religião umbandista, além de obter a proteção e força de Iemanjá, a Rainha do Mar, eles não costumam sair do mar de costas, pois acreditam que pode atrair má sorte.

2 - Ainda na passagem de ano na praia, é comum ver pessoas distribuindo flores na praia. Esse também é um ato umbandista que representa fé, amor e fidelidade à Iemanjá. Assim, é comum que elas estejam presentes nessa data, em sua maioria na cor branca.

3 - Já a cor branca, uma das mais usadas neste dia, para alguns simboliza paz e pureza. No entanto, essa cor carrega significados importantes. Sua origem aconteceu devido às festividades de Iemanjá com o encontro da divina mãe Oxum  que era celebrado pelo pai Jaú principalmente nas praias  do Rio de Janeiro. 

Eles vestiam branco, que representa a purificação espiritual. Depois, iam às praias e faziam oferendas a Iemanjá para conseguir sucesso no ano que estava começando.  As pessoas que frequentavam as praias começaram a achar bonito esse costume e passaram a usar branco também.

A religião

"Umbanda" ou "embanda" são oriundos da língua quimbunda de Angola, significando "magia", "arte de curar". Há também a suposição de uma origem em um mantra na língua adâmica cujo significado seria "conjunto das leis divinas" ou "deus ao nosso lado".  

Também era conhecida a palavra "mbanda" significando “a arte de curar” ou “o culto pelo qual o sacerdote curava”, sendo que "mbanda" quer dizer “o Além, onde moram os espíritos”.

Após o Congresso de 1941, declarou-se que "umbanda" vinha das palavras do sânscrito aum e bhanda, termos que foram traduzidos como "o limite no ilimitado", "Princípio divino, luz radiante, a fonte da vida eterna, evolução constante".

A umbanda é uma religião brasileira que sintetiza vários elementos das religiões africanas, indígenas e cristãs, porém sem ser definida por eles. Foi formada no início do século XX no sudeste do Brasil a partir da síntese com movimentos religiosos como o candomblé, o catolicismo e o espiritismo.

Muitos estudiosos remontam as origens da umbanda, de forma prática, nos rituais dos antigos centros de cabula, conhecidos popularmente como macumba já existentes desde o século XVIII. 

É considerada uma "religião brasileira por excelência" com um sincretismo que combina o catolicismo, a tradição dos orixás africanos e os espíritos de origem indígena.

O dia 15 de novembro, é considerado pelos adeptos como a data do surgimento da umbanda, e foi oficializado no Brasil em 18 de maio de 2012 pela Lei 12.644.

Em 8 de novembro de 2016, após estudos do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), a umbanda foi incluída na lista de patrimônios imateriais do Rio de Janeiro, por meio de decreto.

No Brasil, a umbanda, como acontece com as demais religiões de matrizes africanas, continua sofrendo com a intolerância religiosa.