Veículos

Civic deixa de ser produzido no Brasil a partir de novembro

A decisão é motivada sobretudo por causa do avanço das vendas de SUVs

Foto: Honda
O sedã médio é produzido no Brasil desde 1997

A Honda anunciou que vai concluir em dezembro deste ano a transferência da produção de veículos da fábrica de Sumaré para a de Itirapina, ambas no interior do Estado de São Paulo. Mas nem todos os modelos fabricados no País atualmente serão feitos na nova planta. Conforme o "Jornal do Carro", do "Estadão" já antecipou, a marca vai encerrar a produção local do sedã Civic após 24 anos.

A decisão é motivada sobretudo por causa do avanço das vendas de SUVs. De janeiro a setembro deste ano, o sedã somou apenas 14 007 unidades vendidas. Para comparação, o Toyota Corolla, seu arquirrival, teve 30.455 emplacadas no mesmo período. Além disso, o segmento de sedãs médios encolheu com o avanço da preferência do consumidor pelos SUVs e atualmente representa apenas 5% das vendas totais de automóveis no País. Os dados são da Fenabrave.

A Honda, inclusive, já teria avisado seus fornecedores que vai parar de fabricar o Civic em novembro, segundo o site Autos Segredos. Portanto, a partir de dezembro a marca vai unificar a produção de veículos em Itirapina (SP). A fábrica, que foi concluída em 2016, só abriu em 2019 por causa das sucessivas quedas nas vendas de carros novos no País.

O fim do Civic nacional será um marco para a fabricante japonesa Afinal, o sedã médio é produzido no Brasil desde 1997 - ou seja, há 24 anos. Contudo, o modelo não terá as vendas encerradas no mercado brasileiro. Aliás, em 2022 sua nova geração, que foi revelada no início deste ano, passará a ser importada dos Estados Unidos.

Dessa forma, o modelo ficará mais caro e, portanto, será reposicionado. A atual linha Civic tem tabela de R$ 121 mil a R$ 165 mil em São Paulo.

Possivelmente, a Honda vai justificar essa mudança de patamar com base nas novas tecnologias disponíveis no sedã. E, com isso, vai distanciá-lo dos modelos compactos, como o sedã City e o SUV HR-V.

O fim do Civic faz parte de uma reformulação que a Honda está implementando em sua gama de veículos. Logo a marca lançará a nova geração do City, que, pela primeira vez, terá a carroceria hatch no Brasil. Assim, o compacto, que já é oferecido com carroceria sedã, deve ocupar o espaço aberto pelo Civic e pelo Fit, que também deve passar a ser importado em 2022.

Outro Honda que está a caminho é a nova geração do HR-V. O SUV será produzido na planta de Itirapina e deve começar a chegar às concessionárias brasileiras no primeiro trimestre do ano que vem