Artes Visuais / Música

Mostra de arte é realizada no Casarão 17

No Terreiro de Jesus

Foto: Divulgação
Obra de Luiz Folgueira

Localizado no Terreiro de Jesus, o Casarão 17 abriga a loja da marca Havaianas, o restaurante e bar Mariposa Restô e, no primeiro andar,  salões onde acontecem variados eventos. As paredes destes salões agora abrigam também obras de arte de três artistas visuais que têm atelier no Centro Histórico : Luís Folgueira, Raimundo Bida e Anunciação.

Luís Folgueira expõe quatro obras em óleo sobre tela e técnica mista, sem uma temática específica, mas tendo figuras femininas. Duas são de Orixás, Iemanjá e Iansã, outra um torso feminino e a última retrata o nascimento da Eva, saindo do joelho e não dá costela de Adão.

Raimundo Bida expõe cinco quadros em acrílica sobre tela, que seguem o movimento de arte Naif, que surgiu no final da década de 60 início da década de 70 e se fortaleceu nos anos 90. Porém o artista acrescenta que nas obrs há também influências do cubismo, metáforas surrealistas até a arte metafísica e brinca dizendo que ele faz “Bidismo”.

Já Anunciação, que faz interferências artísticas que vão dos mosaicos a peças de roupas e calçados, expõe três painéis em acrílica sobre tela. As obras, segundo ele, podem ser consideradas de “arte visceral” ou “arte bruta”, que é produzida em todo o mundo por criadores livres da influência de estilos oficiais, livres ou das imposições do mercado de arte.

Todas as obras se encontram à venda.

Programação para o final de semana todo

No sábado, 16 de outubro, no salão de eventos do casarão 17, no primeiro andar,  tem “Feijão do Casarão – feijoada, samba & arte”, com show do Batifun. A feijoada começa a ser servida às 12h30 e o samba é garantido a partir das 14h, com todo conforto e segurança. E para já ir animando antes mesmo do Batifun começar, o DJ Chamusca selecionou um repertório de música baiana especialmente para combinar com o clima, de pura baianidade.

Também no sábado, no Mariposa Restô, a partir das 18h30, Jairinho Magno chega com muita música black, inclusive nossos autênticos samba e pagode. Couvert R$ 10,00.

No domingo, 17 de outubro, a partir das 12h, com chopp e roska dobrados, é hora do Choro Baiano, comandado por Saulo Tupinambá  que traz sempre um convidado. Esta semana é o violonista Victor Salles. Cantor, compositor e percussionista baiano, Saulo Tupinambá revisita os clássicos do chorinho instrumental e sucessos de grandes compositores e intérpretes da música brasileira. Couvert free!