Artes Visuais

Mostra de Arte da Juventude anuncia artistas selecionados

E curadoria da 30ª edição

Foto: Maria Macedo
Dança para um futuro cego

A Mostra de Arte da Juventude - MAJ, realizada há mais de três décadas pelo Sesc São Paulo na unidade de Ribeirão Preto, anuncia os 40 artistas e coletivos selecionados para a exposição prevista para o primeiro trimestre de 2022, entre inscritos com idades de 15 a 30 anos, de todas as regiões do país.

Os responsáveis pela curadoria desta edição são André Pitol, pesquisador na área de artes com experiência em projetos e cursos sobre Fotografia e História da Arte, e Luciara Ribeiro, educadora, pesquisadora e mestra em História da Arte.

A 30ª edição da MAJ - mostra que é bienal desde 2017 - alcançou um recorde de inscritos, com 402 nomes e ampla diversidade de candidatos, abrangendo diferentes categorias de gênero, etnia e região.

A demanda chamou a atenção dos curadores para a possibilidade de contemplar mais projetos dessa vez, chegando assim aos 40 finalistas.

Entre os selecionados, também constam pessoas não-bináries, pessoas pretas, amarelas, e indígenas de todas as regiões do Brasil. As linguagens artísticas variam entre pintura, fotografia, vídeo, prezando também pelo hibridismo.

"Em momentos em que a sociedade se vê desafiada, a capacidade da arte de nos impactar e de promover o diálogo e a troca com o outro é fundamental. Por isso, a Mostra de Arte da Juventude é tão necessária em um período como este. Jovens artistas precisam ter seus espaços garantidos nesta construção de uma cultura visual que se forma também a partir da crise", afirma Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

"Com mais de 30 anos de história, essa mostra, que nasceu com um objetivo local de estimular a produção de artistas jovens de Ribeirão Preto e logo passou a atrair artistas de outras partes do estado de São Paulo e do país, se fortalece como uma oportunidade para o público do Sesc conhecer, a cada edição, um recorte da produção contemporânea feita por pessoas de 15 a 30 anos e um pouco das urgências destas gerações que vêm passando pela mostra", completa Miranda.

O processo de análise das inscrições foi realizado por uma comissão formada pelos curadores desta edição e equipes do Sesc. Além da exposição de suas obras ao público, os artistas também concorrem a uma premiação de destaque entre os selecionados.

"Essa quantidade expressiva de inscritos pode ser resultado do momento pandêmico, em que as informações passaram a circular ainda mais rápido no meio digital - o que também nos permitiu ampliar essa participação fora do eixo Rio-São Paulo", diz a curadora Luciana Ribeiro. "Uma iniciativa como a da MAJ, para dar visibilidade e conversar com artistas no sentido de dar a eles um espaço de exposição é essencial", comenta o curador André Pitol.

A MAJ conta ainda com um programa público de cursos, oficinas, ações formativas, conversas abertas com artistas e curadoria e a estreia de uma plataforma digital dedicada à mostra e sua história.

Nos últimos anos, a MAJ vem ampliando sua abrangência nacional, democratizando o acesso a artistas de todo o país, além de reforçar seu objetivo de rejuvenescer a cada edição, abrindo-se para novas experimentações de linguagens no campo das artes visuais.

Criada em 1989 pelo Sesc em sua unidade de Ribeirão Preto com o objetivo de estimular a produção contemporânea em artes visuais, a MAJ já recebeu artistas como Carla Chaim, Jaime Lauriano, Marcelo Moscheta, Mariana Palma e Sofia Borges e contou com críticos e curadores como Ana Roman, Samantha Moreira, Leonardo Araujo, Cauê Alves, Carla Zaccagnini, Maria Alice Milliet e Daniela Bousso nas comissões de seleção.

Curador André Pitol

Pesquisador na área de Artes com experiência em projetos e cursos sobre Fotografia e História da Arte. Estudou na Fundação das Artes de São Caetano do Sul e na Universidade de São Paulo, onde concluiu mestrado em Artes, linha de pesquisa: História, Teoria e Crítica de Arte (2016) e bacharelado em Artes Visuais, habilitação em Gravura (2013).

Atualmente é doutorando no PPGAV-ECA-USP com pesquisa sobre Curadoria Digital e projetos artísticos contemporâneos no Leste Europeu.

Curadora Luciara Ribeiro

Educadora, pesquisadora e curadora. Mestra em História da Arte pela Universidade de Salamanca (USAL, Espanha, 2018), onde foi bolsista da Fundación Carolina, e pelo Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 2019), onde foi bolsista CAPES.

É graduada em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 2014) com intercâmbio na Universidade de Salamanca (USAL,Espanha, 2012). É técnica em Museologia pela Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETEC, 2015).

Lista de artistas selecionados:

Alan Ariê (Itapecerica da Serra - SP)

Anderson Oli (Rio de Janeiro - RJ)

Bruno Alves (Diadema - SP)

Coletivo INSERTO - Ikaro Cavalcante

Lucas Pereira de Morais

Viviane Chaomei Lee Hsu (São Paulo - SP)

Coletivo Re.conexões - Rayane ZaLi e Saullo Ivanov (São Paulo - SP)

Cris Ambrosio (São Paulo - SP); Dada Scáthach (Franca - SP)

Daiely Gonçalves (Contagem - MG)

Dupla Zero - Stella Vieira e Adriano Franchini (São Paulo - SP)

Érica Storer (Curitiba - PR); Felipe Silva (Jandira - SP)

Filipe Abreu (Salvador - BA)

Filipe Alves (Nova Olinda - CE)

Flora Valentini (São Paulo - SP)

Francisco Brandão (Juiz de Fora - MG)

Gabriel Ussami (São Paulo - SP)

Gerson Oliveira (São Paulo - SP)

Guilherme Bretas (São Paulo - SP)

Ítalo Almeida (Belo Horizonte - MG)

Isa Garcia (Ribeirão Preto - SP)

João Victor Costa Medeiros (Juiz de Fora - MG)

José Portela (Porto Alegre - RS); Lucas Elias (Sombrio - SC)

Manoel Oliveira (São Paulo - SP)

Marcella Moraes (Rio de Janeiro - RJ)

Mari Dagli (São Paulo - SP)

Maria Macêdo (Juazeiro do Norte - CE)

Maryah Monteiro (Rio de Janeiro - RJ)

Mayara Nardo (Campinas - SP)

Rafa Black (São Paulo - SP)

Rebeca Ramos (São Paulo - SP)

Roberval Borges (Teresina - PI)

Rodrigo D’Alcântara (Brasília - DF)

Stéfani Agostini (Santa Maria - RS)

Subversiva (Bauru - SP)

Theuse Luz (Rio de Janeiro - RJ)

TORRES (São Bento do Uma - PE)

Vitória Barreiros (Brasília - DF)

Vulcanica Pokaropa (Presidente Bernardes - SP)

Washington da Selva (Juiz de Fora - MG).