Educação

Escola de Pais promove eventos gratuitos pela internet

Os eventos são destinados a pais, cuidadores e educadores

A Escola de Pais do Brasil (EPB), entidade sem fins lucrativos que busca aprimorar a formação de pais, educadores e cuidadores, preparou uma programação de eventos especial para o mês de outubro, com o objetivo de discutir problemáticas atuais da educação de crianças e adolescentes.

No dia 4 de outubro, às 20h, acontece o Webinar “Traumas Psíquicos: melhor lembrar ou esquecer”, que contará com a participação do psicanalista, professor e mestre em Filosofia, Cláudio Toledo. Durante o encontro online, o especialista abordará os efeitos do isolamento social decorrente da pandemia em crianças e adolescentes, bem como os traumas desencadeados por esse período.

Já no dia 18 de outubro, também às 20h, será realizado um Webinar sobre “Perdas e Lutos Possíveis”, que abordará os estágios de mudanças da vida após perdas irreparáveis e como dar um novo passo depois do processo de luto. Para falar sobre o assunto, a EPB convida o professor, palestrante e escritor Serrano Freire.

Além das palestras, a EPB também promoverá, a partir do dia 06 de outubro, Círculos de Debates Online. Os encontros acontecem toda quarta-feira, às 20h, e tem como objetivo conduzir reflexões sobre o processo educacional na família e na escola, atualizando pais e profissionais da área da educação, para que eles possam exercer melhor o papel de educadores.

“Centenas de pais e educadores participam, anualmente, dos nossos círculos de debate. Trata-se de um espaço seguro para a troca de experiências sobre as relações parentais e práticas educativas”, diz José Alberto Wobeto, presidente da entidade. Entre os temas que serão abordados nos próximos encontros, estão: valores e limites na educação, a educação do nascimento à puberdade, a sexualidade no ciclo de vida da família, entre outros.

Todas as ações promovidas pela Escola de Pais do Brasil são gratuitas e abertas ao público. Devido à pandemia da Covid-19, as atividades estão acontecendo somente no formato online, a fim de garantir a saúde e segurança de todos os envolvidos.

Os Webinars acontecem, quinzenalmente, no Canal do YouTube da entidade. Os interessados em participar do Círculo de Debates, por sua vez, devem fazer sua inscrição pela internet.