Mundo / Política

Filho do ex-ditador Muammar Kadhafi é libertado da prisão

Saadi estava preso em Trípoli desde 2014

Foto: Agência Ansa
Saadi estava preso desde 2014 após extradição do Níger
Saadi estava preso desde 2014 após extradição do Níger

Saadi Kadhafi, filho do ex-ditador líbio Muammar Kadhafi, foi libertado da prisão nesta segunda-feira (6), informa o Ministério da Justiça da Líbia. A decisão ocorreu após uma ordem de um tribunal de Trípoli.

"Saadi Muammar Kadhafi foi libertado, em execução de uma decisão do tribunal emitida há anos", disse uma fonte à agência AFP após a soltura, sem dar muitos detalhes. Apesar da notícia ter sido divulgada só hoje, o site local "Al Marsad" diz que Saadi já viajou para o território da Turquia ainda na tarde do domingo.

O filho do ex-ditador, que hoje tem 47 anos, fugiu para o Níger em 2011, após o levante contra a ditadura de seu pai. À época, ele havia deixado de lado a carreira de jogador de futebol e liderava uma brigada de forças especiais que atuava na repressão dos protestos contra o governo.

Em 6 de março de 2014, ele foi extraditado de volta para a Líbia, onde foi processado pelo assassinato em 2005 de um ex-treinador do time de futebol Al-Ittihad Bachir Rayani. Porém, ele foi declarado inocente em 2018 na Corte de Apelação de Trípoli. Mesmo com a sentença favorável, Saadi continuou preso por sua participação na repressão dos cidadãos, mas nunca foi julgado por isso.

Em agosto de 2015, um vídeo divulgado por parentes mostrou Saadi sendo torturado por membros de milícias islâmicas dentro do presídio e, em dezembro de 2017, os familiares denunciaram que o homem estava em isolamento total, sem poder receber sequer a visita do advogado.

A ditadura de Kadhafi chegou ao fim em 2011 e, desde então, o país mergulhou em uma profunda guerra civil, acompanhada por uma crise humanitária, política e econômica. Nos últimos anos, um governo de unidade nacional tenta se manter, mas conflitos ainda são registrados.