Curiosidades / Música

ABBA está de volta com um show digital e anuncia novo álbum

Disco de inéditas chega em novembro

Foto: Divulgação
ABBA
Avatares da banda foram criados pela empresa de George Lucas

O ABBA, um dos grupos pop mais bem-sucedidos de todos os tempos, anunciou que, pela primeira vez em 40 anos, vai voltar aos palcos, com um novo show revolucionário que verá Agnetha, Björn, Benny e Anni-Frid se apresentando digitalmente com uma banda ao vivo formada por 10 integrantes, em uma arena construída em Londres para este propósito, a partir de 27 de maio de 2022.

As versões digitais do ABBA foram criadas após semanas e meses de técnicas de captação de movimento e performance com os quatro membros da banda e uma equipe de 850 pessoas da Industrial Light & Magic, a empresa fundada por George Lucas, no que é a primeira incursão da empresa na música.

Além do show a banda anunciou um novo disco, o primeiro desde seu último álbum de estúdio “The Visitors”, lançado há 40 anos. Neste período a banda gravou apenas duas novas músicas, “I Still Have Faith In You” e “Don’t Shut Me Down”, que serão apresentadas no concerto, mas também produziu um novo álbum inteiro, ainda inédito.

Gravado no estúdio Riksmixningsverket, do Benny, em Estocolmo, “Voyage” será lançado mundialmente no dia 5 de novembro pela Universal Music Group.

“ABBA Voyage” será inaugurado no dia 27 de maio de 2022, na ABBA Arena, uma arena de última geração com capacidade para 3 mil pessoas, localizada no Parque Olímpico Queen Elizabeth, em Londres. As pré-inscrições para os ingressos já estão abertas no abbavoyage.com e os ingressos estarão à venda a partir de terça-feira 7 de setembro.

Com quase 400 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, 17 hits Nº1 e mais de 16 milhões de streams globais semanais, o ABBA é uma das bandas musicais de maior sucesso do mundo de todos os tempos. 

Desde sua descoberta com “Waterloo”, em 1974, a música do ABBA tem conquistado os corações de pessoas em todo o mundo. Hoje, as músicas que eles criaram – escritas e produzidas por Benny Andersson e Björn Ulvaeus, e interpretadas com paixão e compromisso por Agnetha Fältskog e Anni-Frid “Frida” Lyngstad – são consideradas como uma parte importante do cânone musical internacional. No século XXI, o ABBA é mais popular do que nunca.

O álbum “ABBA Gold”, lançado originalmente em 1992, ultrapassou recentemente sua 1000ª semana no UK Album Chart, sendo o primeiro álbum da história a atingir este marco.

O conteúdo usando a hashtag #ABBA no TikTok atingiu recentemente um bilhão de visualizações, sem que o catálogo estivesse oficialmente disponível na plataforma. Em 2010, o ABBA foi introduzido no Rock N’Roll Hall of Fame e “Dancing Queen”, uma de suas músicas mais amadas, foi adicionada ao GRAMMY Hall of Fame em 2015.

Para falar sobre o concerto, o Abba divulgou uma carta aberta na qual diz:

“Já faz um tempo que não fazemos música juntos. Quase 40 anos, na verdade. Fizemos uma pausa na primavera de 1982 e agora decidimos que está na hora de acabar com isso. Vamos ser capazes de, na próxima primavera, nos sentarmos em uma plateia e assistirmos nossos ‘eus digitais’ executarem nossas músicas em um palco, em uma arena construída sob medida em Londres. Estranho e maravilhoso! A todos vocês que pacientemente nos seguiram de um modo ou outro nestas últimas décadas: Obrigado por esperarem – é hora de uma nova jornada começar.”