Mundo

UE decide reimpor regras para turistas não vacinados dos EUA

Medida valerá para outros 5 países e deve ser oficializada hoje

Foto: EPA
Países da UE vão vetar turistas não vacinados de 6 países
Países da UE vão vetar turistas não vacinados de 6 países

A União Europeia decidiu reimpor as regras sanitárias para turistas dos Estados Unidos não vacinados, informam fontes diplomáticas do bloco nesta segunda-feira (30).

Com isso, voltará a ser exigida uma quarentena no país de destino e a apresentação de um teste negativo para a Covid-19 realizado em menos de 48 horas. Para quem tiver completado o ciclo de imunização, as regras continuam as mesmas - ou seja, apenas a apresentação do comprovante da vacina.

A decisão ocorre no momento em que a maior parte dos 27 Estados-membros volta a registrar alta nos contágios da doença e também por conta da insatisfação de alguns governos pela falta de reciprocidade de Washington para os turistas europeus. Até agora, eles não podem entrar livremente nos EUA e isso tem irritado parte do bloco. Já outros líderes não queriam reimpor as regras porque dependem do turismo.

A medida foi apresentada na última sexta-feira (27) pela Eslovênia, que ocupa a presidência rotativa do Conselho Europeu, e deve ser oficializada ainda nesta segunda.

Além dos Estados Unidos, a regra também entrará em vigor para visitantes de Israel, Líbano, Montenegro, Kosovo e Macedônia do Norte.