Artes Visuais

Conheça a mostra online Ofício:Web: Roberta Carvalho: Resiste! 

Com experiência imersiva em realidade virtual 360° e realidade aumentada

Foto: Roberta Carvalho
Floresta digital construída em 3D e composta por diversos elementos da Amazônia

A mostra Ofício:Web: Roberta Carvalho: Resiste! está em cartaz no ambiente digital , do Sesc Pompeia, até o dia 27 de setembro, com acesso pelo site anexa.sescsp.org.br/oficio . Em sua ocupação na plataforma digital, Roberta Carvalho propõe uma experiência imersiva em realidade virtual 360° e realidade aumentada. A artista visual desenvolve trabalhos na área de imagem, vídeo e intervenção urbana.

Na plataforma, o público é convidado a mergulhar em uma floresta digital construída em 3D e composta por diversos elementos da Amazônia que coabitam e revelam a força e a importância da Floresta Amazônica como potência de vida.

Roberta é a segunda artista convidada do projeto Ofício:Web que, desde julho, convoca artistas a explorarem o uso da web e do ambiente digital como suporte para a produção de suas obras.

As próximas mostras são assinadas pelas criadoras digitais Aleta Valente (de 28/9 a 8/11) e Raquel Kogan (de 9/11 a 20/12) - a primeira mostra digital que ficou em cartaz nessa plataforma foi Combater ficção com ficção, com publicações do acervo do @newmemeseum, perfil anônimo no Instagram.

A arte é capaz de convocar, hackear, ficcionalizar e experimentar a linguagem. Ao conceder visibilidade a tais manobras de desestabilização, o Sesc contribui para o processo socioeducativo de forma crítica e investigativa, propiciando novas esferas públicas de discussão.

Sobre

é um espaço do Sesc Pompeia que se expande para o ambiente virtual, para estimular a fruição e construção do pensamento em relação ao universo das artes visuais. Ampliando, assim, o acesso às ações e programações da instituição acerca da linguagem.

Com a perspectiva de repensar e expandir as potencialidades advindas da arte em um momento em que a circulação de imagens e a comunicação ocorrem também mediadas por telas digitais, o Sesc São Paulo propõe iniciativas que motivam a experimentação de linguagens artísticas proporcionando diálogos entre artistas, curadores, pesquisadores, educadores e público como um todo.

Tal iniciativa vislumbra uma sociedade que encontre nas práticas transformadoras da arte caminhos para acolher, difundir e valorizar as experiências simbólicas sob os mais variados aspectos, seja no campo da criação ou fora dele.

Ao possibilitar a experimentação de novos universos simbólicos, mobiliza ideias, e convoca o público à contemplação ativa, compartilhando os mais diversos modos de existir.