Segurança

Jato executivo detido em Fortaleza levava 1,3 tonelada de cocaína

A droga estava acondicionada em 24 malas pertencentes a um passageiro espanhol

A droga estava em 24 malas

A Polícia Federal apreendeu nesta quarta-feira (4 de agosto) 1.304 quilos de cocaína, em um jato executivo no aeroporto de Fortaleza/CE.

Um passageiro espanhol e quatro turcos membros da tripulação da aeronave foram conduzidos até a PF para serem interrogados.

A apreensão decorre de investigação da PF. 

A droga foi flagrada em malas, em uma aeronave executiva de nacionalidade turca. O avião decolou de Ribeirão Preto/SP e tinha como destino Bruxelas, na Bélgica.

A droga estava acondicionada em 24 malas pertencentes a um passageiro espanhol.

Havia 50 tabletes de droga em cada bagagem, com um total de 1.200 tabletes de cocaína.

Foram apreendidos a aeronave, celulares e documentos. 

1,2 tonelada de maconha

Na terça-feira (3), equipes da Polícia Federal e da Polícia Militar do Paraná, em atuação conjunta em combate ao crime organizado que utiliza as estradas da região para escoamento de cargas ilícitas, decidiram abordar uma caminhonete que se deslocava na Rodovia que liga as cidades de Rondon/PR e Paraíso do Norte/PR.

As equipes avançaram para realizar abordagem, quando o condutor do veículo adentrou por uma estrada vicinal em alta velocidade. Os policiais realizaram acompanhamento tático e, alguns quilômetros à frente, encontraram a camionete abandonada, tendo o motorista empreendido fuga pela mata. Foram realizadas buscas para encontrá-lo, sem sucesso.

A caminhonete estava carregada de fardos de maconha, tendo inclusive seus bancos traseiros arrancados para aumentar a capacidade, totalizando 1.205 quilos do entorpecente.

Os policiais ainda constataram que o veículo ostentava placas falsas, sendo que havia sido furtado, dias atrás, na cidade de Cascavel/PR.

Agrotóxicos ilegais

Também nesta quarta-feira a Polícia Federal deflagrou a segunda fase da Operação Terra Envenenada, nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

O objetivo da ação foi o combate ao ingresso, transporte e comercialização de agrotóxicos ilegalmente importados mediante extensa rede criminosa formada a partir do Paraguai e China até o norte de Mato Grosso.

Foram expedidos 15 Mandados de Busca e Apreensão e 10 Mandados de Prisão, expedidos pela Justiça Federal, que foram cumpridos nas cidades de Sinop, Sorriso, Feliz Natal, no Estado de Mato Grosso, além de São Paulo/SP, Campo Grande/MS e Terra Roxa/PR.

A investigação originou-se da análise do material e depoimentos colhidos na primeira fase da operação, quando foi desmantelada organização criminosa e apreendida mais de uma tonelada de agroquímicos contrabandeados ou adulterados.

Desde essa etapa inicial, a Polícia Federal intensificou as investigações e identificou grandes grupos de fornecedores regionais e nacionais, cujos líderes e integrantes foram presos nesta data.

Foram apreendidos documentos e materiais de interesse para investigação, agrotóxicos, além de armas irregulares.

Os investigados responderão por comercialização e transporte de agroquímicos de uso proscrito (artigo 15 da Lei n° 7.802/89), constituição de organização criminosa (artigo 2° da Lei n° 12.850/2013), lavagem de dinheiro e outros crimes que vierem a ser descobertos.

As penas variam de 2 a 10 anos de reclusão.