Curiosidades / Saúde

Cinco mitos relacionados a gravidez

Há muitas inverdades nestes mitos propagados

Foto: Pixabay.com/Creative Commons

Quando se trata de gravidez, o que não faltam são mitos. E a mulher acaba ouvindo essas 'dicas' da mãe, da vizinha, da avó.  É cada um querendo dizer o que é melhor ou que faz mal ao bebê.

A médica ginecologista, obstetra e especialista em saúde sexual, Erica Mantelli, explica o que é permitido e o que é probido durante a gravidez
 


Sexo faz mal ao bebê
"Se está tudo em ordem na gravidez, o sexo está liberado em qualquer fase da gestação, que nada de ruim pode acontecer ao bebê".

Andar de avião é prejudicial
"Não há qualquer evidência que a alteração na pressão dentro de um avião possa ser prejudicial à mulher e ao bebê".

Gestantes não devem fazer atividades físicas
"Ao contrário. É importantíssimo que a mulher faça atividades físicas também durante a gestação, mas sempre seguindo as recomendações médicas. Pode ser uma caminhada, a ioga ou mesmo o Pilates".

Grávida deve comer por dois
"Esse mito é muito ouvido, até como uma 'desculpinha' das gestantes para comer mais. Mas a verdade é não é bem assim. Durante a gestação, ela não deve comer por dois, ela deve comer duas vezes melhor, prestando atenção na qualidade e quantidade dos seus alimentos".

Cerveja preta aumenta a produção de leite
"Toda bebida com álcool deve ser cortada durante a gestação e também na amamentação. Inclusive, pesquisas  indicam que o álcool pode precipitar o trabalho de parto prematuro e, ao contrário dos mitos populares sobre o efeito de beber cerveja preta, ela pode levar à diminuição em vez de aumento da produção de leite materno. O que aumenta a produção é a livre demanda da amamentação e a hidratação frequente da mamãe".
 

É importante que a futura mamãe tenha sempre o acompanhamento de um médico obstetra e faça os exames pré-natal.