Brasil

Temperatura cai ainda mais e chega a -7,2% no Sul do País

O Rio Grande do Sul teve nesta sexta-feira (30 de julho) o amanhecer mais frio do ano

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Moradores de Brasília se protegem do frio

Após uma semana gelada, marcada pela chegada de uma frente fria aliada a uma massa de ar polar, as temperaturas nas capitais do Sul e Sudeste do Brasil continuam baixas durante o fim de semana, mas começam a subir aos poucos no domingo, 1°. No sábado, 31, com exceção de Vitória (Espírito Santo), as mínimas continuam abaixo de 10°C. Temperaturas amenas são esperadas para segunda-feira, 2.

O Rio Grande do Sul teve nesta sexta-feira (30 de julho) o amanhecer mais frio do ano. Ao todo, 75 cidades do estado registraram no início do dia mínimas abaixo de zero. A menor temperatura ocorreu em Vacaria, -7,2°C. Cidades como Canela (-4,8°C), Gramado e Caxias do Sul, ambas com -2°C, também tiveram temperaturas baixas pela manhã.

As informações são da empresa MetSul Meteorologia, com base em dados de estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e de particulares. 

A MetSul, no entanto, explicou que o número de municípios enfrentando frio intenso tende a ser maior. “Como são mínimas apenas de localidades que possuem estações [meteorológicas], é certo que a grande maioria dos 497 municípios do estado amanheceu hoje com marcas abaixo de zero”, acrescentou a empresa.

Segundo o Inmet, 52 estações meteorológicas em toda região sul acusaram temperaturas negativas no dia de ontem (29). No mesmo dia, as menores temperaturas na região foram em Bom Jardim da Serra (SC) -8,6°C; São Joaquim (SC) -5,3°C; Vacaria (RS) -4°C; e Inácio Martins (PR) -4°C. A estimativa do Inmet é que a massa de ar frio comece a deixar o país a partir de domingo (1º).

O frio intenso trouxe neve para algumas cidades do sul do país. Mas, além de paisagens bonitas e baixas temperaturas, o frio traz alguns perigos. Moradores de rua, crianças e idosos são os que mais sofrem com as baixas temperaturas. Hipotermia e baixa umidade são alguns desses perigos. Quem tiver qualquer dúvida ou emergência, deve ligar para a Defesa Civil da sua cidade.


Gramado, no Rio Grande do Sul

O frio atingiu também cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. No Distrito Federal, a mínima da última madrugada foi de 7,1% na cidade-satélite do Gama, informou a Meteorologia.

Em São Paulo

A capital paulista amanheceu com a temperatura mínima de 4,3°C, de acordo com as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Mirante de Santana, zona Norte da cidade. Ontem foi registrada temperatura na casa dos 5,3%. A menor temperatura recente foi em 13 de junho de 2016, quando se registrou 3,5°C. 

“Considerando os registros recentes de 2000 até 2021, foi a 2ª menor temperatura registrada em 21 anos, só perdendo dos 3,5°C de em 2016 e depois sendo superada pelo ano de 2000, que teve registros de mínimas entre 4,5°c e 4,1°C”, diz o Inmet em seu boletim meteorológico. 

Segundo o boletim, na estação do Sesc-Interlagos, zona Sul, a estação automática do Inmet registrou 3,6°C, recorde da estação, que foi aberta em março de 2018. O recorde anterior era o de ontem, com 4,1°C. Em Barueri, no oeste da região metropolitana de São Paulo, a temperatura chegou a 1,5°C. 

Menos frio

Após uma semana gelada, marcada pela chegada de uma frente fria aliada a uma massa de ar polar, a temperatura volta a subir aos poucos nas capitais do Sul e Sudeste do Brasil. No sábado, 31, com exceção de Vitória (Espírito Santo), as mínimas continuam abaixo de 10°C. A situação começa a mudar no domingo, 1º, e temperaturas amenas são esperadas para segunda-feira, 2.

No sul, os termômetros das três capitais variam entre 3°C e 20°C durante o fim de semana. Entre elas, somente Florianópolis tem previsão de chuva no domingo. Na última quarta, 28, 41 cidades das serras catarinense e gaúcha registraram neve.

No Sudeste, a temperatura volta a subir na cidade de São Paulo após o segundo dia consecutivo com recorde de frio. Na maior parte das capitais da região o clima permanece com nuvens ou nublado ao longo do fim de semana. Somente em Vitória há possibilidade de chuva.

A seguir, as previsões para as capitais do Sul e Sudeste do País durante o fim de semana e a segunda-feira, segundo informações do Climatempo:

Sul

No sábado, os termômetros de Curitiba (Paraná) variam entre 3°C e 13°C. A máxima se repete no domingo, quando a mínima sobe para 8°C. Durante o fim de semana, a previsão é de sol com algumas nuvens e sem chuva. Na segunda, períodos nublados são esperados e a temperatura fica entre 9°C e 16°C.

Em Florianópolis (Santa Catarina), o sábado será nublado e sem chuva, com termômetros entre 8°C e 20°C. No domingo, as temperaturas sobem, com mínima de 13°e máxima de 18°C, mas pode chover a qualquer momento. O clima fica parecido na segunda, com termômetros variando entre 14°C e 19°C.

Em Porto Alegre (Rio Grande do Sul), o tempo permanece com algumas nuvens e sem chuva durante o fim de semana. Na segunda são esperados períodos nublados ao longo do dia. Os termômetros ficam entre 5°C e 19°C no sábado, entre 10°C e 20°C no domingo e entre 11°C e 18°C na segunda.

Sudeste

Em São Paulo, o céu nublado persiste durante todo o fim de semana e melhora na segunda. As temperaturas variam entre 7°C e 18°C no sábado. O frio diminui no domingo, com mínima de 9°C e máxima de 19°C. Na segunda, os termômetros ficam entre 10°C e 20°C.

No Rio, o sábado nublado tem temperaturas entre 9°C e 22°C. A quantidade de nuvens diminui no domingo, quando a mínima sobe para 10°C e a máxima para 23°C. O clima esquenta na segunda e os termômetros podem chegar a 25°C.

Em Belo Horizonte (Minas Gerais), o fim de semana terá poucas nuvens e mínima de 9°C. No sábado, a máxima é de 21°C e no domingo 22°C. Na segunda, os termômetros variam entre 8°C e 23°C

Vitória (Espírito Santo) é a única capital com previsão de chuva na região. Ao longo do fim de semana, o céu fica nublado e pode chover a qualquer momento na cidade. No sábado, as temperaturas variam entre 16°C e 22°C. No domingo, a máxima se mantém e a mínima sobe para 17°C. A quantidade de nuvens diminui na segunda, com episódios de chuva rápida e termômetros entre 16°C e 25°C.

Nordeste

Neste sábado, segundo informações do Somar Meteorologia, o dia é marcado por tempo instável no leste da Bahia e em áreas do litoral do Sergipe e Alagoas, com possibilidade de chuva a qualquer hora.

Na costa leste do Nordeste, há previsão de chuva rápida. Já no centro e oeste do Maranhão, as pancadas se concentram apenas à tarde.

A temperatura varia entre 12 e 36 graus. Em toda a região, a umidade relativa do ar fica entre 20% e 100%.

No mar

O Centro de Hidrografia da Marinha da Marinha alerta para a ocorrência de agitação marítima, com ondas, em alto-mar, de direção Sudoeste a Sul, com até 3,5 metros de altura, na faixa litorânea entre os estados do Rio de Janeiro, ao norte de Arraial do Cabo, do Espírito Santo e da Bahia, ao sul de Caravelas, entre as noites de 31 de julho e de 1° de agosto.

O avanço da frente fria poderá provocar ondas, em alto-mar, de direção Sul a Sudeste, com até 4 metros de altura, entre os estados da Bahia, ao norte de Salvador, de Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, ao sul de Natal, entre a noite de 30 de julho e a manhã do dia 2 de agosto.

Além disso, há condições favoráveis à ocorrência de ressaca, com ondas de direção Sudeste a Leste, com até 3,0 metros de altura, na faixa litorânea entre os estados da Bahia, ao norte de Salvador, de Sergipe, de Alagoas e de Pernambuco, ao sul Recife, entre a noite de 31 de julho e manhã do dia 2 de agosto.