Artes Visuais / Música / Palco

Enecult realiza abraço solidário na Cultura

Manifesto de artistas que participam da campanha colaborativa será lançado no XVII Enecult

O XVII Enecult - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura lança um olhar amoroso para as vidas que fazem a cultura acontecer: artistas das mais variadas linguagens, técnicos, produtores culturais, integrantes de comunidades de culturas tradicionais. Com essa perspectiva de cultura como valorização do humano, o encontro apoia a campanha Abraço Solidário na Cultura, realizada pelo Movimento Artistas Solidários na Bahia, que reúne artistas das mais diversas linguagens – a exemplo de Del Feliz, Lita Passos, Geovanna Costa, Amadeu Alves, Jonga Lima, Andrea Elia e centenas de músicos, atores, artistas circenses, poetas, produtores culturais e artistas do audiovisual – unidos para construir estratégias conjuntas e solidárias de enfrentamento à Covid-19.

Um dos momentos mais marcantes da campanha será o lançamento de um vídeo manifesto produzido pelo Movimento Artistas Solidários na Bahia, na mesa de encerramento do Enecult, dia 30/07, às 16h. Intitulada “Cultura: Entre a Lida e a Vida”, a mesa discute perspectivas de luta e esperança para a vida da cultura. A conferência terá a participação do reitor e do vice-reitor da UFBA, respectivamente os professores João Carlos Salles e Paulo Miguez, da deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA), que comanda a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, e da Coordenadora do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT-UFBA), Renata Rocha.

“Vejo que é possível fazermos essa trilha rompendo as dificuldades com gestos e ações de amor à vida, ao próximo, ao ambiente, a exemplo dessa ação onde cabem o conhecimento, a educação, a arte e a cultura se conectando num elo real de abraço humanamente solidário, e isso ganha um novo sentido de vida com mais sonhos e utopias”, diz a poeta e educadora Lita Passos, que integra o Movimento.

O objetivo da campanha Abraço Solidário na Cultura é arrecadar fundos para auxiliar profissionais da área cultural que foram fortemente impactados pelos prejuízos decorrentes da pandemia. A campanha também irá colaborar com 55 famílias da Aldeia Pataxó Thag’ru Mirawê, localizada em Santa Cruz de Cabrália, que foi duramente castigada pela pandemia devido à falta de recursos e à impossibilidade de receber visitantes em suas terras, já que o turismo é uma de suas principais fontes de renda. As doações podem ser feitas até dia 01/08, através de PIX para o e-mail artistassolidariosba@gmail.com.

Promovido pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o XVII Enecult terá formato online pelo segundo ano consecutivo, em respeito à necessidade de distanciamento social que o momento exige. As transmissões das mesas e atrações culturais, todas abertas ao público e com tradução em libras, serão feitas pelo canal do YouTube (youtube.com/enecult).

Campanha Abraço Solidário na Cultura

Quando: Lançamento do Vídeo Manifesto do Movimento Artistas Solidários na Bahia: 30/07, 16h na mesa de encerramento do XVII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult).

As doações para a campanha podem ser feitas até 01/08.

Como: Através de PIX para o e-mail artistassolidariosba@gmail.com.

Transmissão da mesa online: YouTube (youtube.com/enecult).

Informações sobre o Movimento Artistas Solidários na Bahia: Instagram (@artistassolidariosba).

Programação completa do XVII Enecult (27 a 30/07): http://www.cult.ufba.br/enecult