Artes Visuais / Televisão

Goethe-Institut encerra minissérie sobre espaços culturais da Bahia

Produção da Dimenti Produções Culturais é exibida como quadro dentro do programa "Soterópolis", da TVE Bahia

Palco inserido no Goethe-Institut Salvador-Bahia, instituto cultural da República Federal da Alemanha fundado na cidade em 1962, o Teatro do Goethe-Institut encerra a minissérie “Arquivo de Espaço”, que, em tempos de espaços culturais fechados aos seus públicos, vem para ativá-los através de memórias que contam suas histórias mais subjetivas.

Quem conduzirá a viagem pelas memórias do local será a produtora cultural Ellen Mello, gestora da Dimenti Produções Culturais, que realiza a própria minissérie, dirigida por Larissa Lacerda.

Com exibição semanal no programa “Soterópolis”, da TVE Bahia, este sexto e último episódio estreia em 29 de julho.

Transitando entre a atualidade pandêmica e um passado já quase remoto, em cada episódio, que tem duração de cerca de cinco minutos, o público testemunha uma conversa íntima entre um espaço e uma pessoa que o ocupou, ou que ainda o ocupa.

São pessoas dos bastidores, profissionais muitas vezes invisibilizados, que habitam e que sustentam esses locais com suas presenças e sua força de trabalho.

Na lista de equipamentos do interior da Bahia, estiveram o Centro de Cultura Olívia Barradas, de Valença, e o Teatro Dona Canô, de Santo Amaro. De Salvador, além do Teatro do Goethe-Institut, participaram o Espaço Cultural Alagados, o Teatro Gamboa Nova e o Teatro Martim Gonçalves.

“Arquivo de Espaço” não anseia por formalizar historiografias institucionalizadas, mas sim por celebrar, por meio de gente e suas memórias, a vida que existe nestas estruturas.

A série parte da ideia de que nossas memórias, experiências e saberes são matérias fundamentais da história, da construção de novos futuros e da sobrevivência de uma cena, de uma cultura.

O programa de arte e cultura “Soterópolis”, que traz “Arquivo de Espaço” para sua grade, tem edições inéditas às quintas-feiras, às 22h, com reprises duas vezes dentro da mesma semana: nas sextas-feiras, às 19h, e nos domingos, às 18h30.

Além do canal televisivo da TVE Bahia, há também transmissão pelo canal no YouTube (www.youtube.com/tvebahia).

“Arquivo de Espaço” é parte do projeto “Memória em Cena”, que toma a memória do teatro baiano como fonte principal de criação artística e que também já estreou a peça virtual “Arquivo Vivo”, sobre memórias de espetáculos de teatro da Bahia. “Memória em Cena” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Programação 

Exibição no programa “Soterópolis”, da TVE Bahia

Pela TV ou no canal do YouTube (www.youtube.com/tvebahia)

--Episódio 6: Teatro do Goethe-Institut Salvador-Bahia, com Ellen Mello

Estreia: 29 de julho (quinta-feira), 22h

Reprises: 30 de julho (sexta-feira), 19h + 1º de agosto (domingo), 18h30